Um aviso urgente e importante acabou de sair para os aposentados do INSS. Isso porque o prazo para o grupo realizar a Declaração do Imposto de Renda está chegando ao fim.
Por isso, é muito importante que os aposentados estejam atentos ao prazo final para fazer o envio. A seguir, confira essa e outras informações e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
O prazo final para realizar a Declaração do Imposto de Renda vai até o dia 31 de maio. Sendo assim, os aposentados têm apenas 2 dias para fazerem a sua declaração.
É importante estar atento ao prazo para não sofrer sansões, que podem incluir multas e até mesmo restrições para o CPF do contribuinte.
No entanto, é válido lembrar que os beneficiários do INSS podem emitir o extrato do Imposto de Renda gratuitamente. Para isso, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou o site oficial da previdência social. Confira o passo a passo:
Os aposentados que se enquadram nas regras gerais do Imposto de Renda devem fazer a declaração este ano, assim como os demais contribuintes. A seguir, confira quais são as regras de obrigatoriedade:
Caso os aposentados não se encaixem nas regras acima, não será necessário enviar a Declaração do IR. Para saber se o rendimento está acima do limite de R$ 28.559,70, basta acessar o extrato do Imposto de Renda, conforme passo a passo anterior.
O Imposto de Renda para aposentados funciona da mesma forma para os demais contribuintes. Assim, ele só será obrigado a enviar a declaração caso se adéque às regras de obrigatoriedade.
Além de declarar todos os rendimentos do ano anterior, também poderá declarar as despesas que podem ser deduzidas do IR. Dessa forma, haverá a possibilidade de participar da restituição do Imposto de Renda.
Caso as despesas dedutíveis somem um valor acima do imposto devido, será possível receber a restituição. Ou seja, o governo irá devolver para o bolso do aposentado o valor equivalente à diferença.
A seguir, confira quais são as despesas que podem ser deduzidas do seu Imposto de Renda em 2023:
Além disso, também é possível obter dedução no tributo ao declarar os seus dependentes. Assim, cada dependente que constar no seu Imposto de Renda pode garantir a redução de R$ 2.275,08 em sua base de cálculo.