AVISO IMPORTANTE para quem precisa TIRAR o NOVO documento de identidade acaba de sair HOJE (21/05)

Atenção, brasileiros! Se você precisa tirar um novo documento de identidade ou RG, saiba na matéria que acaba de sair hoje, que o agendamento agora é feito de forma online. A saber, é importante deixar claro que o atendimento precisa ser marcado em um site, dependendo da sua cidade e estado.

Isso acaba se tornando necessário porque o processo de agendamento online do documento de identidade ajuda a administrar o volume de pessoas nos estabelecimentos emissores. Nesse sentido, como todos sabem, a carteira de identidade é o principal documento do brasileiro.

Através desse registro, é possível, por exemplo, identificar a pessoa com seus dados pessoais, fotos e impressões digitais. Ademais, o RG (Registro Geral) também pode ser feito de passaporte dentro dos países integrantes do Mercosul (Na Argentina, por exemplo, a CNH não é aceita como documento de identificação de brasileiros, porém o RG sim).

Nesse sentido, neste importante aviso que acaba de sair, é necessário destacar que o agendamento online do documento de identidade é essencial para quem ainda não tem ou precisa tirar uma segunda via. Confira mais informações sobre este agendamento a seguir.

Leia mais: Documento de Identidade PERDIDO no Carnaval pode ser RECUPERADO desta forma; confira

AVISO IMPORTANTE para quem precisa TIRAR documento de identidade

A princípio, quem emite esse documento são os Estados, sendo eles que estabelecem o órgão que será responsável pela confecção do documento de identidade, o RG. O mais tradicional de todos é a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas em alguns locais, a Polícia Civil também pode ter a responsabilidade pela expedição do documento.

No mais, caso você não saiba, um outro órgão que também tem permissão é o Detran, que é o Departamento Estadual de Trânsito. Então, sendo um ou outro, a maioria desses estabelecimentos tem o formato de agendamento online.

Vale ressaltar, ainda, que o procedimento via Internet é apenas o primeiro passo para emissão do documento de identidade. Não é possível fazer o processo todo dessa forma, pois apenas a marcação acontece de maneira a organizar o dia a dia dos órgãos emissores.

No que diz respeito a quantia gasta e o tempo, fique sabendo que os valores e prazos para entrega do documento também dependem de cada Estado. Todavia, algo que permanece imutável é estar munido de certidão de casamento ou de nascimento e foto 3×4.

Agendamento online do documento de identidade

Para realizar o agendamento da retirada do documento, é necessário entrar no site do órgão responsável pela emissão no seu Estado. Confira abaixo algumas das competências:

  • Rio de Janeiro – Detran;
  • São Paulo – Poupatempo;
  • Minas Gerais – Instituto de Identificação da Polícia Civil.

Esses são apenas alguns exemplos dos locais de emissão do documento. Portanto, consulte no site oficial do seu Estado qual órgão realiza a emissão do RG.

Busque saber com antecedência os valores e documentos necessários para não ser pego de surpresa ao fazer o agendamento online do documento de identidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.