Aviação comercial tem necessidade de 585 mil novos pilotos - Notícias Concursos

Aviação comercial tem necessidade de 585 mil novos pilotos

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A aviação comercial brasileira está tendo crescimento maior do que o esperado, e a necessidade de pilotos qualificados está cada vez maior. Por isso, hoje indicaremos que a aviação comercial tem necessidade de 585 mil novos pilotos.

Como está o mercado da aviação comercial brasileira?

Conforme a LATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), o crescimento da aviação comercial brasileira superou o crescimento dos Estados Unidos, Austrália e China. Foram mais de 1,5 milhões de passageiros que viajaram para ou no Brasil no mês de julho. Este valor é superior ao mês de fevereiro de 2020.

Os voos domésticos são os grandes responsáveis pela recuperação do mercado, com um aumento de 86,9%, se comparados com o mesmo mês em 2019.

Ao nível internacional, com a flexibilização dada às restrições de viagens para as regiões Ásia e Pacífico, a recuperação também foi evidente, mas ainda apresenta porcentagens inferiores aos níveis de 1019.

Os voos comerciais nacionais e internacionais estão 37,3% maiores do que no mesmo período do ano de 2021. E as perspectivas para um futuro próximo, indicam uma tendência de crescimento para o setor, com uma pequena queda gerada pelas tendências sazonais.

Qual a realidade existente referente à quantidade de pilotos no Brasil?

No Brasil, sabe-se que a quantidade de pilotos qualificados está sendo cada vez, mas deficitário, pois existem muitos que estão em fase de aposentadoria, e os cursos para qualificação profissional, são caros em relação ao poder aquisitivo dos brasileiros.

Acredita-se que somente com a reposição de profissionais qualificados será possível atender a demanda e recuperar integralmente os níveis já existentes de demanda e dobre o seu valor em 2023.

Aviação comercial - Reprodução Canva
Aviação comercial – Reprodução Canva

Conforme a Airbus, as principais causas da necessidade de ampliação do número de funcionários como pilotos, técnicos e tripulantes se voltam para:

  • Atender as necessidades da ação tecnológica nas operações das companhias aéreas;
  • Necessidade de manutenção de frotas com tecnologia de ponta;
  • Aumento do número de aeronaves de última geração em serviço.

Essas necessidades irão exigir profissionais atualizados com as novas tendências oriundas da tecnologia e inovação, além disso, ajudar no desenvolvimento de novas habilidades.

É a criação de novos empregos qualificados para atender a tecnologia de ponta utilizada na aviação.

Segundo a Airbus existem 2 setores da aviação comercial que precisam de atenção:

As operadoras, companhias aéreas:

  • Desenvolvimento e ampliação do negócio;
  • Melhorar os serviços oferecidos;
  • Qualificando pilotos e tendo a quantidade necessária para evitar a sobrecarga de trabalho:
  • Manter uma equipe qualificada de tripulantes que valorizem o atendimento ao cliente como prioridade;

Sendo assim, já o setor de criação e manutenção de aeronaves também está com déficit de profissionais capacitados para:

  • Manter uma frota de aeronaves eficiente, e com o máximo de redução de problemas;
  • Introduzir em suas atividades a sustentabilidade em todos os setores;
  • Implementar a inovação nos processos operacionais;
  • Utilizar a tecnologia de ponta em suas alterações e criações, em benefício do bom funcionamento das aeronaves;
  • Se preocupar em zerar a emissão de CO2 na produção e manutenção das aeronaves.

O que é preciso para ser um piloto de aviação comercial?

A carreira de piloto começa com a carteira do Piloto Privado. Ademais, para obter esta carteira é necessário preencher alguns requisitos como:

  • Possuir mais de 18 anos;
  • Possuir Ensino Médio completo;
  • Realizar exame médico para obtenção do Certificado médico Aeronáutico de 2ª classe. Este exame possui um custo de R$ 800,00, e para revalidar, o custo cai para R$ 480,00;
  • Se o candidato quiser fazer o Curso teórico para Piloto Privado o custo fica em torno de R$ 2.800,00, contendo 4 meses de aula.
  • Passando na prova teórica da ANAC, começará as horas de vôo, que deverá ser de 40 horas. Após terminar as horas, irá fazer a prova prática com um piloto autorizado pela ANAC, e para isso pagará a quantia de R$ 300,00 em taxas além das horas de voo.

Além disso, para ser piloto comercial, é avançar na carreira, o piloto privado deverá refazer o teste teórico da ANAC, que será mais aprofundado e apresentar 150 horas de voo. Além disso, deve realizar outro exame médico, mas agora de 1ª classe.

Com tudo efetivado, para atuar como piloto comercial, deverá se habilitar em IFR (voos por instrumentos) e em multimotor (diferentes tipos de aeronaves).

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