Termina oficialmente nesta segunda-feira (15), o segundo prazo de envio de dados de taxistas para o Ministério da Cidadania. As informações serão usadas pela Dataprev para definir quem são as pessoas que poderão receber o dinheiro do programa auxílio-taxista do Governo Federal, que começa a ser pago oficialmente nesta terça-feira (16).
É importante lembrar que esta segunda janela de cadastro, é válida apenas para as prefeituras que ainda não tinham enviado as informações na primeira fase de envios. Alguns prefeitos não conseguiram completar o processo. Assim, o Governo Federal decidiu conceder uma segunda chance para as gestões municipais.
Caso o taxista resida em uma cidade que tenha enviado os dados naquela primeira fase de envios, então os pagamentos acontecerão já nesta terça-feira (16). Entretanto, se o motorista reside em um município que só enviou as informações nesta segunda rodada, então é preciso esperar os repasses até o próximo dia 30 de agosto.
Para esta primeira liberação, o plano do Governo Federal é realizar os depósitos dos dois primeiros pagamentos de uma só vez. Dessa forma, em uma mesma data os usuários receberão os valores combinados dos repasses de julho e de agosto. A regra vale tanto para os taxistas que receberão o benefício no dia 16, como para aqueles que receberão no dia 30.
O valor do projeto ainda é um ponto nebuloso em toda esta história. De acordo com as regras gerais do programa, o saldo será definido conforme o número de usuários que forem selecionados para o recebimento do projeto. Como ainda não se sabe quantos irão receber, ainda não é possível prever os patamares. De qualquer forma, é provável que cada cidadão receba R$ 1 mil por mês.
Não é garantia
É importante lembrar que o simples envio das informações dos taxistas pelas prefeituras ainda não garante o recebimento do benefício pelo cidadão. Assim, mesmo que você esteja nesta lista inicial, ainda é necessário esperar por uma decisão da Dataprev.
“É importante esclarecer que o mero cadastramento dos taxistas não garante o pagamento do Benefício Taxista. Os dados enviados pelos entes municipais e distrital serão analisados pela Dataprev para identificação dos profissionais elegíveis”, disse o Ministério.
De toda forma, qualquer cidadão poderá consultar a situação do seu perfil através do sistema do aplicativo Caixa Tem. Através do app, o cidadão poderá conferir se vai receber o dinheiro do benefício já a partir de agosto.
Auxílio-taxista usará Caixa Tem
Por mais que alguns pontos do Auxílio-taxista ainda estejam em situação nebulosa, o Governo Federal já confirmou o modo de pagamento do benefício. Os usuários do programa poderão movimentar o saldo através da conta poupança social digital.
Trata-se simplesmente do app Caixa Tem. Através do aplicativo, o cidadão poderá movimentar a quantia do benefício. É possível pagar contas, fazer transferências e até gerar um código para sacar o dinheiro em espécie em um caixa eletrônico.
Oficialmente, o Auxílio-taxista é um programa que já nasce com data de validade. Tomando como base as informações da PEC dos Benefícios, o novo projeto social deverá chegar ao fim em dezembro deste ano, ou seja, logo depois das eleições presidenciais.