O Auxílio Reconstrução é um benefício vital para milhares de famílias do Rio Grande do Sul. Isso porque o Governo Federal vai fazer o repasse de R$ 5,1 mil para todos aqueles que estiverem desabrigados no estado gaúcho.
Para participar é preciso cumprir as exigências do programa e se enquadrar nas regras de concessão. A seguir, entenda todos os detalhes sobre o benefício e veja quem vai receber em julho.
Entenda como funciona o Auxílio Reconstrução
Recentemente, o Rio Grande do Sul sofreu uma das maiores tragédias da história. Com as chuvas e enchentes no estado, milhares de famílias ficaram desabrigadas e perderam os seus bens.
Dessa forma, o Governo Federal reuniu seus esforços para auxiliar essas famílias. Assim, um dos benefícios oferecidos foi o Auxílio Reconstrução, iniciativa fundamental para a reestruturação dessas famílias.
Para liberar os repasses, o programa conta com 3 fases importantes:
- Primeiro, as prefeituras municipais devem enviar os dados das famílias desabrigadas para o Governo Federal, por meio do site oficial do programa;
- Depois, as famílias devem acessar o site e confirmar que as informações estão corretas;
- Por fim, a Caixa Econômica Federal recebe os dados dos beneficiários e faz a liberação dos recursos.
O prazo para as prefeituras enviarem os dados das famílias venceu em 25 de junho, o que deixou de fora famílias de 166 municípios gaúchos.
Mas, pensando nessas famílias, o ministro Paulo Pimenta, chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, anunciou a prorrogação para o dia 12 de julho.
Como consultar o benefício?
Para receber o benefício, o responsável familiar deve fazer a consulta do seu cadastro no site oficial do programa. Para isso, basta seguir o passo a passo:
- Em primeiro lugar, acesse o site oficial do Auxílio Reconstrução;
- Clique na opção “Sou Cidadão”;
- Depois, será necessário acessar o portal com a assinatura do Gov.br;
- Por fim, basta acessar as suas informações e conferir se estão corretas.
Caso apareça a mensagem “Habilitado – Aguardando confirmação do responsável familiar”, o responsável familiar deve confirmar os seus dados. Assim, a Caixa vai receber o cadastro e fazer o pagamento da parcela.
A opção “Aguardando análise” indica que os dados da família está em processamento. Dessa forma, basta aguardar alguns dias para fazer a confirmação dos dados.
Contudo, a mensagem “CPF não cadastrado pela prefeitura” significa que a prefeitura ainda não enviou os seus dados. Nesse caso, é possível buscar mais informações no órgão municipal.
Regras do Auxílio Reconstrução
Para fazer parte do Auxílio Reconstrução, as famílias precisam cumprir os requisitos do programa. Confira as regras:
- A família precisa morar no Rio Grande do Sul, em uma das áreas afetadas integral ou parcialmente pelas enchentes;
- O município de residência precisa ter declarado situação de emergência e calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil;
- Tem direito ao benefício as famílias desabrigadas que tiveram os dados enviados pela prefeitura municipal;
- É preciso confirmar os dados no site oficial do programa.
Como fazer o saque do benefício?
Os depósitos do Auxílio Reconstrução ocorrerão por meio da Caixa Econômica Federal. Mas os beneficiários não precisam abrir conta no banco para receber o pagamento.
Isso porque, caso o responsável familiar já tenha conta no banco, esta será usada para depósito do benefício. Mas, caso a família ainda não seja cliente, a Caixa irá abrir uma conta social digital gratuita de forma automática.
Para acessar essa conta, os beneficiários precisam baixar o aplicativo Caixa Tem no celular, por meio do qual é possível realizar transações como PIX e pagamento de boletos.
Além disso, o aplicativo Caixa Tem também permite o saque do pagamento em caixas eletrônicos e lotéricas. Assim, basta gerar e código de saque no app e se dirigir a um dos pontos de atendimento para receber o pagamento em dinheiro.