Economia

Auxílio Gás: pagamento será liberado neste mês? veja

O Auxílio Gás teve sua primeira parcela concedida em janeiro deste ano. Na ocasião, cerca de 5,4 milhões de famílias foram contempladas com o benefício de R$ 52 do governo. A intenção é ajudar cada grupo familiar na compra do gás de cozinha.

Devido aos altos valores do produto e diante a pandemia da Covid-19, o governo decidiu criar o Auxílio Gás para atender as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício tem valor equivalente a 50% do preço médio do botijão GLP de 13kg.

Veja também: INSS 2022: Calendário de pagamentos e alíquotas de contribuição

Todavia, ainda em dezembro do ano passado o Ministério da Cidadania, responsável por gerenciar o programa, concedeu o benefício mais cedo que o previsto para as famílias que se encaixam nos critérios de concessão do projeto que moram nas cidades atingidas pelas fortes chuvas na Bahia e Minas Gerais.

Diante disso, surge o seguinte questionamento: O Auxílio Gás será liberado em fevereiro? Veja a seguir.

Terei minha parcela do programa em fevereiro?

Conforme as regras oficiais do Auxílio Gás estabelecidas pelo governo, o benefício deve ser repassado as famílias contempladas a cada dois meses. Neste sentido, para fins práticos o abono não deve ser repassado em fevereiro.

No entanto, considerando o repassado antecipado para as famílias beneficiárias que moram nas cidades que declararam calamidade devido às fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais, é possível que o governo libere o benefício ainda este mês.

Cabe salientar que até o momento não nada confirmado quando ao depósito do benefício em fevereiro. Mas caso aconteça, ocorrerá nas seguintes datas:

  • NIS final 1 – depósito 14 de fevereiro;
  • NIS final 2 – depósito 15 de fevereiro;
  • NIS final 3 – depósito 16 de fevereiro;
  • NIS final 4 – depósito 17 de fevereiro;
  • NIS final 5 – depósito 18 de fevereiro;
  • NIS final 6 – depósito 21 de fevereiro;
  • NIS final 7 – depósito 22 de fevereiro;
  • NIS final 8 – depósito 23 de fevereiro;
  • NIS final 9 – depósito 24 de fevereiro;
  • NIS final 0 – depósito 25 de fevereiro.

Consulta ao Auxílio Gás

As famílias que recebem o Auxílio Gás pela concessão do Auxílio Brasil podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS.

Já as famílias que recebem apenas o Auxílio Gás devem consultar as informações acerca do benefício pelo aplicativo Caixa Tem. Por meio da plataforma é possível movimentar os valores facilmente.