O Auxílio Gás é um programa de assistência social do Governo Federal vital para os seus beneficiários. O seu objetivo é custear o gás de cozinha das famílias de baixa renda.
A seguir, confira todos os detalhes sobre os próximos pagamentos, quem tem direito e o calendário oficial com todas as datas.
Como funciona o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um benefício social do governo. Assim, ele é voltado para as famílias brasileiras de baixa renda para o custeio do gás de cozinha.
O valor do benefício é variável. Isso porque depende do preço médio nacional do botijão de gás dos últimos 6 meses. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a responsável por fazer a divulgação dos valores todos os meses.
A seguir, confira mais detalhes sobre o programa:
- Periodicidade: o pagamento é realizado a cada dois meses, seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família;
- Método de Pagamento: os beneficiários recebem o Auxílio Gás em uma conta social digital da Caixa. Assim, podem acessar os pagamentos por meio do aplicativo Caixa Tem;
- Elegibilidade: para ser elegível, é necessário cumprir as exigências do programa.
Regras do Auxílio Gás
Para ter direito aos pagamentos bimestrais, os interessados devem cumprir as regras do Auxílio Gás. Conheça quais são:
- Ter renda mensal de até meio salário mínimo per capita;
- Ter inscrição ativa no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico).
O CadÚnico é a base de dados que reúne as informações das famílias brasileiras de baixa renda. Assim, é a porta de entrada para diversos benefícios sociais do governo, como o Auxílio Gás.
Para se inscrever, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Além disso, deverá apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação do responsável familiar;
- Um documento de identificação de cada membro familiar que mora na mesma casa;
- Comprovantes de renda de todos os membros;
- Comprovante de endereço.
Ademais, o responsável familiar também deverá responder um questionário socioeconômico para que seja possível identificar o perfil da família.
Aprovação do Auxílio Gás
A aprovação do Auxílio Gás ocorre periodicamente para novas famílias por meio da inscrição no CadÚnico. Dessa forma, não é necessário fazer nenhum outro cadastro específico para o programa.
Assim, após a aprovação da inscrição no CadÚnico, a família já entrará para a lista de espera do Auxílio Gás e poderá começar a receber os pagamentos ao integrar o programa.
Lista de prioridades
É importante destacar que o orçamento da União ainda é limitado para o Auxílio Gás. Isso significa que existe mais pessoas que têm direito ao benefício do que dinheiro disponível para beneficiar a todas elas.
Dessa forma, o governo criou uma lista de prioridades, que define que tem direito a entrar primeiro no Auxílio Gás: Confira:
- Famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência, com prioridade;
- Famílias inscritas no CadÚnico com registro atualizado no último ano;
- Famílias com menor renda per capita;
- Famílias com maior quantidade de membros;
- Famílias que recebem o Bolsa Família.
Como ocorrem os pagamentos do Auxílio Gás?
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos pagamentos do Auxílio Gás. Assim, realiza os depósitos na conta social digital dos inscritos.
Por sua vez, os beneficiários podem acessar os recursos do programa por meio do aplicativo Caixa Tem. Com o app, é possível realizar PIX, pagamento de boletos, recarga de celular, bem como vários outros serviços disponíveis.
Além disso, a Caixa também disponibiliza os seus canais oficiais para saque do benefícío:
- Caixas eletrônicos;
- Lotéricas;
- Terminais de autoatendimento;
- Correspondentes Caixa Aqui.
Calendário de pagamentos
Os repasses do Auxílio Gás seguem o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família. Porém, o pagamento é bimestral, ou seja, ocorre a cada dois meses.
Assim sendo, como o último repasse ocorreu em abril, os próximos pagamentos estão previstos para ocorrer apenas em junho de 2024. A seguir, confira o calendário oficial com todas as datas:
- NIS final 1: 17 de junho;
- NIS final 2: 18 de junho;
- NIS final 3: 19 de junho;
- NIS final 4: 20 de junho;
- NIS final 5: 21 de junho;
- NIS final 6: 24 de junho;
- NIS final 7: 25 de junho;
- NIS final 8: 26 de junho;
- NIS final 9: 27 de junho;
- NIS final 0: 28 de junho.