Atenção, trabalhadores! O Governo e a Caixa Econômica Federal já têm data para começar o pagamento do Vale-Gás NACIONAL. De acordo com informações governamentais, a partir do dia 18 de janeiro, o pagamento do benefício será liberado para mais de 5,4 milhões de famílias beneficiárias.
Antes de tudo, é muito importante destacar que não é necessário realizar inscrição para receber o benefício. Isso porque as famílias foram selecionadas pelo Ministério da Cidadania, de acordo com os critérios do Programa.
Vale lembrar que as famílias dos municípios atingidos pelas chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais tiveram o pagamento iniciado desde o último dia 27.
Para receber o Vale-Gás, será necessário atender os seguintes requisitos:
Cabe ressaltar que a lei estabelece que o auxílio será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”.
O auxílio gás terá valor inicial de R$ 52, o equivalente a 50% do preço médio de um botijão de 13 kg. Terão direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita de até um salário mínimo, e as que possuem entre seus membros, um segurado do BPC.
As mulheres vítimas de violência doméstica que estão sob medida protetiva de urgência também receberão o vale gás. Ao todo, o benefício será destinado a cerca de 5,5 milhões de famílias.
O programa terá duração de 5 anos, caso não seja prorrogado pelo Governo Federal. Neste sentido, o pagamento será de 30 parcelas, sendo uma a cada dois meses.
Confira a seguir as datas de pagamento do auxílio gás, segundo o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS):
Com relação aos depósitos e saques, o benefício será repassado por meio dos pagamentos do Auxílio Brasil. Os beneficiários poderão consultar a disponibilidade dos recursos no aplicativo do Auxílio Brasil ou do Caixa Tem, além de entrar em contato com a Central de Atendimento da Caixa, no telefone 111.