Direitos do Trabalhador

Auxílio emergencial volta em 2022: Saiba como consultar o benefício pelo CPF

Os beneficiários do Auxílio Emergencial ainda estão com dúvidas sobre os novos pagamentos do benefício em 2022. Nesta circunstância, é possível consultar o portal do Ministério da Cidadania, desenvolvido pela Dataprev.

Por meio da página, o cidadão pode realizar a consulta e saber se vai e quando irá receber a parcela do benefício. Vale lembrar que não se trata de uma prorrogação do Auxílio Emergencial, mas sim de pagamentos retroativos.

O Governo Federal está acertando as contas com os pais solteiros chefes de família monoparental que ficaram de fora dos pagamentos dobrados do programa. Durante a vigência do benefício, apenas as mães solteiras receberam as cotas duplas. Veja como consultar se tem direito a seguir.

Passo a passo de como consultar o Auxílio Emergencial

  1. Entre no portal de Consulta ao Auxílio Emergencial;
  2. Preencha o campo com o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  3. Com o seu nome completo; e
  4. Com o nome da sua mãe completo (ou selecione a opção “mãe desconhecida);
  5. Coloque sua data de nascimento no campo solicitado;
  6. Selecione o reCAPTCHA para provar que é humano;
  7. Clique em “ENVIAR”.

Pagamento do Auxílio Emergencial 2022

As parcelas retroativas já estão sendo concedidas ao pais solteiros de direito. Vale salientar que é necessário ter recebido ao menos uma das cinco primeiras parcelas concedidas pelo Auxílio Emergencial em 2020.

Os valores estão sendo depositados na conta poupança digital do Caixa Tem. Por dela é possível movimentar o benefício facilmente através dos serviços disponibilizados na plataforma.

Contudo, é preciso enfatizar que os recursos devem ser sacados em até 120 dias, conforme as regras da equipe da Cidadania.

Auxílio emergencial retorna em 2022?

Já são quase 100 dias sem o auxílio emergencial, tradicional benefício pago desde o início da pandemia do Covid-19. Após o Governo encerrar oficialmente o benefício, milhares de pessoas fazem pressão para que o Governo Federal retome os pagamentos.

De acordo com informações do Ministro da Cidadania, João Roma, o auxílio emergencial não tem perspectiva de voltar, pelo menos neste primeiro momento. Em suas redes sociais, o chefe da pasta revelou que não dá para comparar a nova versão do Bolsa Família com o antigo Auxílio Emergencial. De acordo com ele, o projeto que chegou ao fim no final de outubro não deve mais fazer parte do calendário de benefícios sociais do Governo este ano.

“Não dá pra comparar o Auxilio Brasil com o Emergencial. O Auxílio de 2020 não era permanente e cobria também autônomos num momento que estados e municípios decretaram lockdown. Foi um reparo emergencial”, disse o Ministro em sua conta oficial do Twitter”, disse antes de completar:

“O Auxílio Brasil dobrou o valor e incrementou o número de beneficiários de um programa continuado de transferência de renda. Essa foi a determinação do Presidente Jair Bolsonaro. O resto é distorção da realidade”, completou o Ministro no mesmo momento. Ele não explicou, no entanto, qual seria essa “distorção da realidade” a que ele estava se referindo.