Auxílio emergencial: Quem trocar de número de celular precisa ir até a agência da Caixa
O Auxílio Emergencial é o assunto do momento para muita gente. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, cerca de 40 milhões de pessoas deverão receber as quatro novas parcelas do benefício. Mas algumas dessas pessoas podem acabar perdendo o benefício por alguns erros no cadastro.
Um desses erros mais comuns é mesmo a falta de atualização no número do telefone celular. Como se sabe, quando um trabalhador faz o cadastro no Auxílio Emergencial ele precisa fornecer um número de telefone. É por esse número que o trabalhador vai receber as mensagens de validação do serviço.
Pois bem, se você é daqueles que costuma mudar muito de número de telefone, saiba que você vai ter que atualizar essa informação. Então se você troca de telefone 10 vezes no mês, precisa atualizar seus dados as 10 vezes em agências da Caixa.
Sim. Você vai precisar ir até as agências da Caixa para fazer isso. Isso porque esse é um dos serviços que não dá para fazer pela internet. Naturalmente, o ideal era fazer isso com antecedência. Mas se você trocou de número de celular agora, é importante ir atualizar na agência o quanto antes.
A Caixa Econômica Federal esclarece que isso acontece por uma questão de segurança. É que muita gente que trocava de celular acabava sendo vítima de golpistas. Este ano, o Palácio do Planalto está tentando fechar o cerco contra essas fraudes. É justamente por isso que eles estão exigindo essa prática.
Ir até a agência
Ir até a agência da Caixa Econômica neste momento da pandemia parece ser um pedido um tanto cruel. É que você provavelmente vai ter que encarar uma aglomeração. É por isso que especialistas na área de saúde pública pedem para que você saia de casa já usando máscara e álcool em gel.
Parece desafiador, mas a ida até as agências da Caixa é necessária em alguns casos. Além das pessoas que precisam atualizar o número, há também aquelas que precisam desbloquear o aplicativo do Caixa Tem. Essa também é uma prática que exige a ida até um ponto físico do banco.
Além de tudo isso, há também aquelas pessoas mais humildes que não sabem lidar com a tecnologia. Nesses casos, o banco oferece ajuda para as pessoas que não estão conseguindo usar o app. Seja como for, nesse último caso, talvez seja possível evitar o deslocamento. Basta pedir ajuda para uma pessoa de confiança para manusear o app.
Auxílio Emergencial
Os pagamentos do novo Auxílio Emergencial já começaram desde o último dia 6 abril. De lá para cá, os informais que nasceram entre os meses de janeiro e abril já receberam a primeira parcela. Eles ainda não podem sacar esse dinheiro, mas já podem movimentar através do app do Caixa Tem.
Ainda nesta semana, os informais que tiveram um atraso na análise do banco de dados devem começar a receber as suas primeiras quantias também. São aquelas pessoas que estavam com o resultado em processamento. Eles receberam a notícia apenas no último sábado (10).
O público do Bolsa Família segue um calendário próprio. Aliás, é o mesmo calendário que eles seguem normalmente quando recebem o próprio Bolsa Família. No caso deles, a lógica não se baseia pelo mês de nascimento e sim pelo final do Número de Inscrição Social (NIS). Nesse caso, os pagamentos começam no dia 16 deste mês.