Auxílio Emergencial: Novo calendário de saques liberado; veja como ficou
O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na última semana, que o calendário de saques do auxílio emergencial será antecipado.
O pagamento do benefício começou em 06 de abril, mas o benefício só poderia ser sacado, de acordo com o cronograma, a partir do dia 04 de maio. O intervalo era maior para evitar aglomerações nas agencias da Caixa Econômica Federal, o que acabou sendo alterado.
“Antecipamos ao redor de 15 dias porque percebemos que conseguimos realizar o pagamento com segurança, seja do ponto de vista do Caixa Tem, quanto do ponto de vista de minimização de filas”, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Agora, com a antecipação, os saques serão liberados a partir do dia 30 de abril até o dia 17 de maio. O calendário continua escalonado e a autorização ocorrerá conforme o mês de nascimento do trabalhador.
O Ministério da Cidadania destacou que, “a mudança mais significativa é para os aniversariantes dos últimos dois meses do ano. Pelo calendário que vigorava até agora, os nascidos em novembro poderiam realizar os saques em 1º de junho. Agora, eles poderão retirar o dinheiro em 14 de maio”, diz.
Bolsa Família
Na última sexta-feira (16), o governo deu início aos pagamentos do auxílio emergencial para os segurados do Bolsa Família. No total, 10 milhões dos 14,6 milhões de inscritos no programa terão o benefício substituído pelo auxílio. O pagamento a esses beneficiários será realizado entre abril e junho.
O calendário para esse grupo, corresponde as condições habituais do programa Bolsa Família. Os inscritos que terão direito as parcelas do novo auxílio, estão em uma lista já disponível para consultas no portal da Dataprev.
Aqueles que não foram incluídos na lista de aprovados pelo auxílio emergencial e não concordam com a avaliação do governo, ainda podem contestar o resultado. Para os segurados do Bolsa Família, a contestação pode ser feita até 1º de maio no portal de Consultas da Dataprev.
Novas datas
Confira os dias para os saques da primeira parcela do novo auxílio emergencial abaixo:
- Nascidos em janeiro: 30 de abril
- Nascidos em fevereiro: 3 de maio
- Nascidos em março: 4 de maio
- Nascidos em abril: 5 de maio
- Nascidos em maio: 6 de maio
- Nascidos em junho: 7 de maio
- Nascidos em junho: 10 de maio
- Nascidos em agosto: 11 de maio
- Nascidos em setembro: 12 de maio
- Nascidos em outubro: 13 de maio
- Nascidos em novembro: 14 de maio
- Nascidos em dezembro: 17 de maio