O Governo concedeu Auxílio Emergencial. Nesta situação, aproximadamente 6 mil famílias tiveram acesso a uma nova parcela única no valor de R$ 600.
Veja também: Auxílio emergencial: Governo toma decisão sobre volta dos pagamentos
O programa foi criado para atender as famílias mineiras em situação de vulnerabilidade diante a pandemia decorrente da Covid-19. Vale ressaltar que o projeto já havia encerrado os seus pagamentos em outubro de 2021.
No entanto, no final de dezembro do ano passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em cooperação com os municípios, recebeu mais de 1.600 dados de beneficiários faltantes. Ou seja, a iniciativa deixou de atender pessoas elegíveis durante o pagamento regular.
Neste caso, foi necessário recorrer a regularização cadastral de cada beneficiário e enviar os dados para a Caixa Econômica Federal abrir a conta. Sendo assim, foi possível encontrar novos contemplados e pagar o benefício de forma retroativa.
Conforme informado no texto de liberação do benefício, o auxílio emergencial de R$600 será pago para famílias que estejam inscritas ou que tenham requerido inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) até 30 de junho de 2021. Elas também devem ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo.
Além disso, poderá receber o benefício quem estiver em situação de pobreza ou extrema pobreza ou que tenham dependentes matriculados na rede municipal de educação.
Ademais, é importante destacar que o benefício será pago para famílias que estejam previamente cadastradas e sejam atendidas por políticas públicas municipais, independentemente de inscrição no CadÚnico, e que tenham como parte integrante:
O beneficiário, responsável da unidade familiar conforme cadastros prévios, deve solicitar o pagamento dos subsídios por meio do sistema online do Programa Auxílio Belo Horizonte. A ferramenta será disponibilizada na próxima semana no portal da prefeitura.
As famílias deverão conferir e confirmar seus dados pessoais, tomar ciência e anuir ao termo de adesão do Programa Auxílio Belo Horizonte e solicitar o pagamento. Após o primeiro dia de abertura, elas terão 90 dias corridos para fazer a solicitação.