Você teve o auxílio emergencial bloqueado ou cancelado? Saiba que só em junho aconteceu isso com 1.157.856, de acordo com dados do Ministério da Cidadania. Por isso, veja como contestar auxílio emergencial bloqueado.
Um total de 660.744 bloqueios aconteceram por possíveis irregularidades apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) e 497.092 cancelamentos em função da revisão mensal.
Neste ano o governo estima que 39,3 milhões de famílias receberam alguma parcela do auxílio emergencial 2021 e admitiu que “ainda trabalha no processamento de cadastros”.
As informações foram enviadas em nota para o G1.
Como contestar auxílio emergencial bloqueado?
Caso seu auxílio emergencial tenha sido bloqueado, pode ser que ainda não apareça para você a possibilidade de contestação pelo site oficial.
Uma mensagem deve aparecer, como neste exemplo: “o cadastro foi identificado com indícios de desconformidades com a Medida Provisória nº 1039/2021 e o Decreto nº 10.661/2021 e está sendo reavaliado. Relatório preliminar CGU nº 937042/001”.
Neste caso, você deve aguardar até que a análise seja realizada e seja possível contestar a decisão ou então recorrer a um advogado.
Caso seja possível realizar questionar a decisão do auxílio emergencial bloqueado ou cancelado, uma mensagem deve aparecer “Solicitar contestação”.
(A possibilidade deve aparecer depois de você consultar a situação do auxílio no site).
Uma pergunta ainda deve aparecer para o beneficiário confirmar se deseja ou não seguir com o processo.
Caso ainda tenha outras dúvidas, há alguns canais disponíveis para contato:
- Telefone 121 (que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h);
- Formulário online da Ouvidoria do Ministério da Cidadania;
- Há também o telefone da Ouvidoria: 0800 707 2003
Por que o governo está bloqueando ou cancelando alguns auxílios?
você recebeu alguma das parcelas do auxílio emergencial e depois teve o benefício bloqueado ou cancelado?
Saiba que isso pode acontecer devido o governo federal estar realizando um pente fino mensal no benefício.
Em outras palavras, todo mês é verificado novamente se você está dentro dos critérios e se todas as informações que declarou de fato são verdadeiras.
Por isso, caso seja encontrado alguma possível irregularidade nas informações ou então alguma mudança, você poderá ter o auxílio emergencial bloqueado ou cancelado.
Neste cenário, caso esteja dentro dos requisitos é necessário contestar.
Veja também – Suspensão do Auxílio emergencial: 13 motivos para isso acontecer