O Governo Federal está neste momento seguindo com os pagamentos da segunda leva do seu Auxílio Brasil neste ano de 2022. De acordo com as informações oficiais, desta vez cerca de 18 milhões de pessoas estão recebendo o benefício. Nesta quarta-feira (16), por exemplo, é a vez dos indivíduos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 3.
De acordo com relatos nas redes sociais, muita gente está preocupada com uma questão importante. São cidadãos que receberam o benefício em janeiro normalmente, mas que agora não estão conseguindo repetir a dose e ficaram sem nada neste mês de fevereiro. Esses indivíduos querem saber o que aconteceu de fato.
Segundo informações do Ministério da Cidadania, situações assim não foram nada comuns entre os meses de janeiro e fevereiro, mas o fato é que elas podem acontecer. Pelo que se sabe até aqui, o Governo Federal tem o poder de tirar qualquer pessoa do Auxílio Brasil a qualquer momento, se houver necessidade de se fazer isso.
De acordo com as informações oficiais, qualquer cidadão que queira fazer parte deste programa tem que ter uma conta no Cadúnico. O Governo Federal analisa os dados desta lista para definir quem é que vai ter o direito de receber o benefício e quem não tem. E é aí que eles também podem realizar outros pontos de triagem.
Mesmo quem já ganhou o direito de entrar no Auxílio Brasil continua sendo analisado mês após mês. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável por esses pagamentos, a ideia é justamente evitar que mais pessoas possam acabar fraudando o sistema e como aconteceu aos montes nos últimos anos.
Antes de tomar qualquer providência, o cidadão precisa verificar se não está, ele mesmo, cometendo um erro. É importante prestar atenção na questão do calendário. Muitas vezes o dinheiro não caiu porque a sua data não chegou ainda.
E mesmo que o dia do seu pagamento tenha chegado, é preciso esperar pelo menos 24 horas para saber se o dinheiro não vai cair mesmo. Só depois desse prazo é que o cidadão vai procurar por uma ajuda de uma maneira mais formal.
A dica aqui é entrar em contato com o Governo através dos seus canais oficiais. Além disso, você pode recorrer a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo aí mesmo na sua cidade. A ideia é que eles possam te ajudar a recuperar a vaga na folha de pagamento.
O Governo Federal começou os repasses do Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro de 2021. O programa em questão veio para substituir o antigo Bolsa Família, mas inicialmente ele não teve muitas mudanças.
De acordo com dados do próprio Ministério da Cidadania, durante os dois primeiros meses de pagamentos, o Auxílio Brasil atendeu apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.
Apenas a partir de janeiro deste ano é que a situação mudou. Hoje, também de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 18 milhões de pessoas estão pegando o benefício. Isso significa que cerca de 3,5 milhões de usuários entraram no projeto este ano.