O Governo Federal está concluindo a primeira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial de liberações, até o próximo dia 31, todos os 17,5 milhões de usuários do programa deverão ter recebido esse dinheiro. Pelo menos é isso o que mostram os dados do Ministério da Cidadania neste momento.
De acordo com a própria pasta, algo em torno de 3 milhões de pessoas entraram no programa neste último mês. Dessa forma, eles afirmam que conseguiram zerar a fila de entrada do projeto. Mas o fato é que nem todo mundo que tem direito ao benefício conseguiu entrar de fato na folha de pagamento.
Isso aconteceu por uma série de motivos. Talvez o mais comum deles seja mesmo a demora na atualização do sistema do Cadúnico. Com isso, muita gente que está atendendo todas as regras não conseguiu entrar de fato no novo benefício. E aí mesmo tendo direito esses brasileiros não receberam nada neste mês de janeiro.
Agora essas pessoas querem saber se precisam fazer algo para tentar receber em fevereiro. Mas tomando como base as regras do Auxílio Brasil, não há nada que se possa fazer neste momento para tentar fazer parte do programa em fevereiro. Basta esperar e torcer para que seu nome esteja incluído na próxima folha de pagamento.
Você só tem que fazer duas perguntas a si mesmo: 1) O seu perfil no Cadúnico está atualizado? 2) A sua renda per capita está dentro dos limites do recebimento do benefício?. Se as duas respostas foram sim, então não há mais nada o que possa ser feito. É preciso apenas esperar para saber o que o Governo vai decidir.
De acordo com as informações de bastidores, o fato é que o Palácio do Planalto ainda não tem uma data exata para a liberação da folha de pagamento de fevereiro. Mas segundo relatos, isso deve acontecer nos primeiros dias do próximo mês.
Então é importante saber que não adianta procurar por essas informações neste momento. Se você abrir o seu app do Auxílio Brasil agora não vai ver nenhuma informação nova. Mas é importante prestar atenção nos próximos dias.
Caso você não consiga entrar no Auxílio Brasil neste mês de fevereiro, você ainda terá uma chance nos meses seguintes. Em entrevista há duas semanas, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo vai seguir zerando a fila.
Mas é importante saber que não existe garantia de nada. O fato de você estar dentro do Cadúnico e ter uma renda per capita dentro dos limites exigidos não gera o pagamento automático. É preciso esperar pela decisão do Ministério da Cidadania.
O Governo Federal já divulgou o calendário oficial do Auxílio Brasil não só para o mês de janeiro, como também para todo este ano de 2022. Então já dá para saber quando é que começarão os pagamentos de fevereiro, por exemplo.
De acordo com esse calendário, eles irão seguir a lógica de pagar esse benefício sempre nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Além disso, assim como acontecia com o antigo Bolsa Família, eles também tomarão como base o final do Número de Inscrição Social (NIS) dos usuários.