Auxílio: cresce pressão por benefício para vítimas de Petrópolis
De acordo com as informações de bastidores, já existe uma pressão para pagamento de um auxílio para pessoas que moram em Petrópolis
Mais de 100 pessoas já foram encontradas mortas depois que fortes chuvas atingiram a cidade de Petrópolis entre os dias 15 e 16 de fevereiro deste ano. A situação é difícil e de acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, pelo menos outra centena segue desaparecida. Desse modo a pressão para o pagamento de um auxílio já existe.
De acordo com as informações oficiais, centenas de brasileiros estão desabrigados neste exato momento. Moradores, comerciantes e empresários perderam tudo com as chuvas nas cidades de Petrópolis. É justamente por isso que no Congresso Nacional, alguns parlamentares estão pensando em aprovar um auxílio para essas pessoas.
Essa não seria a primeira vez que aconteceria. As chuvas pelo país estão castigando vários estados desde o final do ano passado. Bahia, Minas Gerais e São Paulo já registraram situações semelhantes, embora menos mortais que essa do Rio de Janeiro, nos casos anteriores, as pessoas receberam alguns auxílios.
Em um nível federal, por exemplo, usuários que moram nas regiões da Bahia e de Minas Gerais receberam alguns benefícios, bem como o vale-gás nacional de forma antecipada. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de sacar o chamado Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Especificamente para a cidade de Petrópolis, a situação não está muito clara. Ainda nesta quarta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro falou em pagar um auxílio. Mas ao que se sabe até aqui, essa liberação serviria para as reformas na própria cidade. Um benefício que vai para as pessoas em forma de dinheiro ainda está no campo das ideias.
Chuvas em Petrópolis
Pelo menos até a publicação deste artigo, o Corpo de Bombeiros já tinha confirmado a morte de 104 pessoas em decorrência das fortes chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Além disso, existem 134 desaparecidos no local.
Ainda na manhã desta quinta-feira (17), o Ministério da Defesa tinha anunciado a liberação do uso das Forças Armadas nessa situação. Esses homens poderão ajudar no trabalho de buscas no local neste momento.
De acordo com meteorologistas, a situação pode piorar porque neste momento a previsão é de mais chuva para o local. Então novos deslizamentos podem acontecer. O momento agora é de atenção em torno da cidade fluminense.
Auxílios hoje
Neste momento, existe uma série de auxílios para a população carente em vigência no país. O maior deles é o Auxílio Brasil do Governo Federal. De acordo com o Ministério da Cidadania, o programa está atendendo cerca de 18 milhões de pessoas.
Além disso, há também o vale-gás nacional. Esse é um projeto mais modesto que neste mês de fevereiro está atendendo cerca de 5,6 milhões de brasileiros. E há ainda a Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá descontos para a população carente.
Além desses projetos do Governo Federal, estados também estão pagando as suas próprias verbas do benefício estadual. Então é preciso verificar se na sua unidade da federação também existe alguma lei semelhante sendo pago neste momento. É o que se sabe.