Nesta quinta-feira (29), o Governo Federal realiza mais uma rodada de pagamentos do programa Auxílio Brasil. Segundo as informações do calendário oficial de repasses, hoje é a vez dos cidadãos que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9. Trata-se do penúltimo grupo a receber o saldo do benefício neste mês.
Não é necessário correr para sacar a quantia já nesta quinta-feira (29). Conforme as regras oficiais de pagamentos, cada cidadão tem um prazo de 120 dias para movimentar a quantia. Basta uma simples transferência ou saque para provar que o cidadão precisa do dinheiro em questão.
O dinheiro do Auxílio Brasil é depositado todos os meses na conta poupança social digital do usuário. Para movimentar a quantia, basta usar o app do Caixa Tem. Através do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código para saque. Assim, o cidadão poderá sacar o saldo em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Outra opção de movimentação é o cartão do Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania afirma que mais de 7 milhões de dispositivos novos já foram enviados e estão sendo entregues para parte dos usuários do programa. Quem ainda não tem o novo, pode usar o antigo cartão do Bolsa Família, já que as funcionalidades são basicamente as mesmas.
O cidadão deve atentar também para o valor que chega em sua conta. É possível fazer esta checagem através do app do Auxílio Brasil. Por lei, nenhum dos usuários pode receber menos de R$ 600 neste mês de setembro. Caso o saldo tenha sido reduzido, é importante entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para entender o que aconteceu.
Setembro
Dados oficiais do Ministério da Cidadania apontam que o Auxílio Brasil bateu mais um recorde no número de atendidos neste mês de setembro. Estima-se que mais de 20,65 milhões estejam aptos ao recebimento do benefício.
Entre os meses de agosto e setembro, a pasta inseriu pouco mais de 450 mil brasileiros na folha de pagamentos do benefício. Apesar do aumento, o ritmo de novas entradas está caindo. Entre julho e agosto, por exemplo, o Governo inseriu mais de 2,2 milhões.
De todo modo, membros do Ministério da Cidadania indicam que poderão inserir mais pessoas no programa no decorrer deste ano. Há previsão de novas seleções para o projeto nos meses de outubro, novembro e dezembro.
Como entrar no auxílio em outubro?
Não existe nenhum tipo de inscrição direta para entrada no Auxílio Brasil do Governo Federal. O poder executivo leva em consideração apenas os bancos de dados já existentes como o Cadúnico, por exemplo.
Neste sentido, é importante que o cidadão mantenha o seu perfil no Cadúnico ativo e atualizado. Além disso, vale lembrar que o Governo apenas seleciona as pessoas que possuem uma renda per capita de até R$ 210.
Mesmo quem cumpre todas as regras, ainda precisa esperar pela seleção do Ministério da Cidadania. Não há um tempo de aguardo definido, já que a seleção depende de uma série de fatores, que variam a depender do cidadão.