Falta menos de uma semana para a segunda leva de pagamentos do Auxílio Brasil do Governo Federal. De acordo com as informações do calendário oficial do programa, os repasses irão começar no próximo dia 14 de fevereiro. O Ministério da Cidadania, no entanto, ainda não divulgou a folha de pagamentos.
O que se sabe até aqui é que pouca coisa vai mudar em relação ao que aconteceu em janeiro. Por exemplo, as datas dos pagamentos irão ser novamente nos últimos 10 dias úteis de fevereiro, assim como aconteceu também há algumas semanas atrás. Nada vai mudar neste sentido até o final do ano.
Outro ponto que também não deve sofrer alterações é a questão da divisão dos grupos a partir do final do Número de Inscrição Social (NIS). De acordo com esses dados, quem vai começar recebendo novamente são as pessoas que possuem o 1 como algarismo. Então eles já pegam esse dinheiro a partir do dia 14. Veja no calendário abaixo
Vale sempre lembrar que o Ministério da Cidadania já divulgou os calendários de recebimentos do Auxílio Brasil para todo este ano de 2022. Como dá para ver acima, os repasses já estão confirmados até dezembro. O que ainda não dá para confirmar é se você vai conseguir chegar até o fim.
É que ainda de acordo com as informações do próprio Governo Federal, eles estão realizando processos de análises nas contas dos usuários todos os meses. Então algumas pessoas que receberam o benefício em janeiro podem não conseguir pegar o projeto em fevereiro, por exemplo. É preciso esperar.
Não recebi janeiro
Quem não recebeu o Auxílio Brasil em janeiro ainda tem a possibilidade de entrar para o programa em fevereiro. Em entrevista recente, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Governo vai trabalhar para seguir zerando a fila de espera para o benefício.
Mas ele também disse que o Planalto está preocupado com a questão do orçamento neste momento. Então na prática ele disse que há uma chance de se inserir novas pessoas, mas isso também pode acabar não acontecendo.
O que se sabe neste momento é que o mais provável é que o Governo Federal insira mais pessoas em fevereiro. Mas é importante saber que eles não irão colocar mais 3 milhões de cidadãos de uma só vez. Pelo menos é o que se espera.
Auxílio Brasil
O Governo Federal começou os pagamentos do Auxilio Brasil ainda no final do último mês de novembro. Naquele primeiro momento apenas as pessoas que faziam parte do antigo Bolsa Família é que estavam podendo receber o benefício.
Em dezembro, esse número permaneceu o mesmo, mas o Governo decidiu aumentar o valor dos pagamentos do programa. No último mês do ano, os repasses já estavam sendo de no mínimo R$ 400 para cada uma das pessoas.
Em janeiro o Auxílio Brasil passou a ter a sua versão mais turbinada. Em janeiro, cerca de 17,5 milhões de pessoas receberam esse benefício. O valor dos pagamentos foi de R$ 400 para cada um dos usuários. É o que se sabe.