O Governo Federal deverá começar dentro de mais alguns dias os pagamentos da segunda rodada do Auxílio Brasil. O programa em questão entrou em cena ainda no último mês de novembro e está atendendo cerca de 14,5 milhões de pessoas. Neste momento, apenas os usuários que estavam no Bolsa Família em outubro é que estão podendo receber os montantes.
Mas mesmo diante da proximidade dos pagamentos dessa segunda rodada, muita gente ainda não sabe se vai receber e de quanto seria esse repasse. Ainda não dá para verificar essas informações no app oficial do Auxílio Brasil, mas esses dados podem chegar a qualquer momento por lá.
Para consultar, basta abrir o aplicativo oficial do projeto. Certifique-se de que está abrindo a aplicação original desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Ao abrir o programa, você verá uma mensagem que afirma como está a situação da sua conta. Caso não apareça, você ainda vai ter a opção de olhar manualmente.
Aliás, para ver a situação das suas parcelas basta clicar na opção Ver Parcelas que está na página inicial do seu aplicativo. Por lá, você vai ver o status de cada pagamento que já recebeu e os que ainda vai receber. Observe que o valor que está mais acima é o mais recente. Pelo menos é isso o que se sabe.
Do lado esquerdo de cada uma dessas informações vai aparecer um ícone. Esse símbolo vai representar a situação da parcela em questão. Então se for um símbolo verde check, por exemplo, significa que o dinheiro foi liberado e que o cidadão pode fazer o saque do montante a partir da sua data de recebimento da quantia.
Outros ícones
Mas este não é o único ícone. Em alguns casos aparece um ponto de exclamação amarelo. Ele significa que o pagamento de determinada parcela foi bloqueado. Neste caso, o cidadão precisa entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade para tentar entender o que aconteceu.
Há ainda um símbolo de um cifrão cinza. Esse é um sinal que representa que a parcela já foi paga e o cidadão já retirou o dinheiro em questão. Neste caso, não há nenhum problema. Basta esperar pela liberação do montante seguinte.
Em dezembro, eles irão pagar R$ 400
Neste momento dá para dizer que os usuários do Auxílio Brasil irão receber R$ 400, no mínimo, neste mês de dezembro. E isso mesmo considerando que a PEC dos Precatórios ainda não foi completamente aprovada no Congresso Nacional.
É que o Presidente Jair Bolsonaro deverá acionar uma espécie de decreto para pagar o Auxilio neste mês de dezembro com os valores que sobraram do antigo Bolsa Família. Isso deve acontecer a qualquer momento.
Auxílio Brasil
O Governo Federal, aliás, começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro. Como dito, neste primeiro momento apenas as pessoas que faziam parte do antigo Bolsa Família é que estão podendo receber o montante.
Ainda não se sabe, no entanto, se o Governo vai conseguir aumentar o número de usuários do programa em questão para este mês de novembro. Isso porque de acordo com o Ministério da Cidadania, essa questão depende da aprovação da PEC dos Precatórios no Congresso Nacional. É o que se sabe.