Os pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil chegaram ao fim de forma oficial. Agora, o Ministério da Cidadania inicia o processo de reavaliação de todos os perfis do benefício. Trata-se de pouco mais de 18,1 milhões de pessoas. O objetivo da pasta é realizar uma espécie de pente fino para tentar impedir a realização de golpes com dinheiro público.
Com a prática, é possível que o Ministério da Cidadania exclua algumas contas do Auxílio Brasil entre os pagamentos de maio e de junho. Não seria uma novidade. Relatos de usuários dão conta de que a pasta realizou bloqueios e cancelamentos entre as liberações de janeiro e fevereiro, entre fevereiro e março, entre março e abril e também entre abril e maio.
O Ministério da Cidadania não divulga a quantidade exata de usuários que passaram pelos bloqueios e cancelamentos, mas uma coisa é certa: eles aconteceram. O cidadão que já faz parte da folha de pagamentos e recebeu o dinheiro da sétima parcela do benefício em maio não precisa fazer nada. Basta esperar pela decisão do Governo.
Nesse sentido, é importante lembrar que o usuário não deve acreditar em mensagens enviadas que prometem soluções simples contra bloqueios. Há relatos de cidadãos que estariam recebendo notificações de quadrilhas afirmando que ele precisa clicar em um link para que não perca o direito de receber o benefício em junho. Trata-se de um golpe.
O Ministério da Cidadania explica que o processo de análise e de reavaliação das contas dos usuários do Auxílio Brasil acontece de maneira automática. Dessa forma, o cidadão não precisa se preocupar com o seu perfil. Basta esperar por uma resposta. Embora não haja uma data para a divulgação, ela acontecerá em um dia mais próximo do pagamento inicial da oitava rodada.
Segundo informações do próprio Governo Federal, o cidadão não tem muito o que fazer para não ser bloqueado pelo sistema do Auxílio Brasil. A única dica é manter o Cadúnico atualizado com informações verdadeiras sobre a família.
De acordo com o Ministério da Cidadania, boa parte dos cancelamentos do Auxílio Brasil acontecem por causa de inconsistências nas informações do Cadúnico. São famílias que, na maioria das vezes, esquecem de atualizar o sistema na sua cidade.
Em regra, o cidadão precisa atualizar o Cadúnico sempre uma vez a cada dois anos, ao menos. Porém, a dica principal é atualizar os dados sempre que a família passar por uma mudança estrutural como mortes, nascimentos e até mesmo mudanças na renda per capita.
A sétima rodada do Auxílio Brasil já foi oficialmente concluída. No entanto, já é possível saber quando os pagamentos vão retornar. No próximo dia 17 de junho, o Ministério da Cidadania irá liberar a quantia para os usuários que possuem o NIS final 1.
Ainda não é possível saber quantas pessoas receberão o benefício em junho. Todavia, já é possível adiantar que os valores seguirão os mesmos. Assim, todos os usuários receberão, ao menos, R$ 400.
Por fim, também é importante lembrar que em junho, o Governo retomará os pagamentos do seu vale-gás nacional. Como de costume, os repasses acontecem para uma parte dos usuários do Auxílio Brasil. O calendário de liberações, por exemplo, é exatamente o mesmo.