Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil: quem tem cartão do Bolsa Família vai poder trocar?

Estamos às vésperas dos pagamentos turbinados do Auxílio Brasil e as dúvidas em torno do tema seguem vivas ainda neste momento. Na semana passada, o Governo Federal começou a enviar os cartões oficiais do programa em questão. Isso por si só gerou uma série de questionamentos dos usuários.

Uma das principais dúvidas que circulam pelas redes sociais é a questão da validade do cartão. Afinal de contas, as pessoas que já possuem o dispositivo do antigo Bolsa Família irão ganhar um novo? O antigo vai perder a validade? Como é possível fazer a solicitação de um? O Ministério da Cidadania respondeu todas essas perguntas.

Em primeiro lugar, é importante dizer que o antigo cartão do Bolsa Família não perdeu e nem vai perder a validade. Ele segue funcionando normalmente. Tudo o que ele fazia no programa antigo, ele vai poder fazer no projeto novo. Para as pessoas que o tem, o recado é: não jogue fora. Ele segue valendo do mesmo jeito.

Nesse sentido, vale dizer que os indivíduos que já possuem o cartão do Bolsa Família não precisam fazer a troca para o dispositivo do Auxílio Brasil. Isso porque se sabe que a função dos dois é exatamente a mesma. Só quem vai receber o objeto novo é o pessoal que não tinha o antigo. É o que se sabe.

Mesmo os cidadãos que não têm nenhum cartão não precisarão fazer nenhum tipo de solicitação do objeto. De acordo com informações do próprio Governo Federal, o dispositivo vai ser enviado de maneira automática para todas as pessoas que entrarem no benefício. Então é só aguardar pela chegada.

Ainda não chegou?

De acordo com o Ministério da Cidadania, eles estão enviando duas cartas para os cidadãos neste momento. Uma contém informações básicas sobre os pagamentos do Auxílio Brasil. A outra é justamente o cartão de acesso.

Se você ainda não recebeu esses documentos, não se preocupe. De acordo com o próprio Governo Federal, a tendência é que mais pessoas consigam receber essas correspondências nos próximos dias.

Outras opções de movimentação

Vale lembrar também que os pagamentos do Auxílio Brasil permitem vários tipos de movimentação do dinheiro. Com o cartão, seja ele do Bolsa Família ou esse mais recente, é possível fazer o saque em espécie.

Mas quem não quer ir até uma agência, pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil de outras formas. Dá, por exemplo, para pagar boletos ou fazer transferência através do aplicativo oficial do Caixa Tem.

Auxílio Brasil começa no dia 18

Recentemente, o Governo Federal divulgou o calendário do Auxílio Brasil para este ano de 2022. Agora já dá para confirmar que o primeiro repasse do ano vai acontecer no próximo dia 18 para aqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1.

Vai seguir valendo a ideia de se pagar o benefício sempre nos 10 últimos dias úteis de cada um dos meses do ano. A divisão por grupos segue valendo a máxima de que se observa o algarismo final do NIS de cada um.