O Governo Federal deve fazer os primeiros pagamentos do ano no Auxílio Brasil a partir do próximo dia 18 de janeiro. A expectativa é que a partir de agora os repasses contem com mais usuários. De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelas liberações, algo em torno de 2 milhões de pessoas entrarão no projeto.
Mas quando isso deverá acontecer de fato? A verdade é que ainda não há uma resposta exata para isso. A ideia inicial do Governo Federal era fazer isso até o final do ano de 2021. O próprio Ministro da Cidadania, João Roma, chegou a prometer que era isso o que iria acontecer, mas na prática nada disso saiu do papel.
De acordo com informações de bastidores, o Governo Federal acabou encontrando muitas dificuldades e atrasos na análise dos perfis do Cadúnico. Pelo que se sabe até aqui, é muita gente querendo entrar no programa, mas as vagas não são suficientes para todo mundo; isso exige que o Planalto faça uma espécie de seleção.
O que se sabe mesmo é que eles deverão fazer o anúncio da quantidade de pessoas que entrarão no programa até o dia 18, que é quando os pagamentos começam. Só que de acordo com informações de bastidores, o mais provável mesmo é que eles deixem para fazer anúncio bem às vésperas das liberações.
Enquanto isso, o jeito é mesmo esperar para saber o resultado. Não existe nenhum outro meio de saber se você vai estar ou não dentro do Auxílio Brasil. Dessa forma, é importante não acreditar e nem clicar em links que circulam pela internet com a promessa de divulgar a lista de usuários do programa em questão.
Não. Mesmo as pessoas que estão dentro de todas as regras do Auxílio Brasil ainda não estão oficialmente garantidas no programa. É preciso esperar até que o Governo faça o anúncio de quem vai poder entrar.
É importante dizer que estar no Cadúnico é uma exigência do Planalto para o Auxílio Brasil. Mas estar com o nome lá não garante o recebimento. É preciso atender aos detalhes de renda e ainda assim esperar para saber se vai receber direto ou se vai entrar em uma fila de espera.
Outro ponto que é importante salientar, é que o Governo ainda não deixou muito claro quantas pessoas poderão entrar no benefício neste mês. Em nota enviada para o jornal Folha de São Paulo, eles falam em 3 milhões de brasileiros.
Mas em nota enviada para o jornal O Globo, eles mudaram a versão e falam agora em 2 milhões de pessoas. Não se sabe ao certo se eles estão dando um número exato. Mais um motivo para esperar pelas próximas informações.
O que se sabe mesmo é que os pagamentos do Auxílio Brasil em janeiro estão garantidos. A Caixa Econômica Federal, que é o banco pagador, anunciou na semana passada o calendário oficial de repasses do ano inteiro.
Como já se sabia, os pagamentos de janeiro irão começar no dia 18 deste mês. A regra é sempre obedecer a ideia de se fazer as liberações do Auxílio Brasil sempre nos últimos 10 úteis de cada um dos meses de repasses.