O Governo Federal começou ainda na semana passada os pagamentos do mais novo Auxílio Brasil. Para quem não sabe, esse é o programa que está substituindo o Bolsa Família já a partir deste mês de novembro. Com as liberações acontecendo, algumas pessoas estão revelando dúvidas sobre os saques.
Afinal, quem tem o cartão do antigo Bolsa Família precisa trocar o dispositivo? De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, não. Quem quiser movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil com o dispositivo do projeto antigo vai poder fazer isso normalmente. Pelo menos é isso o que se sabe agora e não vai mudar até segunda ordem.
No mês passado, fontes da imprensa revelaram que o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo programa, já estava trabalhando na produção dos cartões do Auxílio Brasil. Isso é verdade. Acontece, no entanto, que eles ainda não terminaram essa produção e nem muito menos começaram a entregar os dispositivos.
Dessa forma, quem tem o cartão do Bolsa Família não precisa se preocupar com a possibilidade de troca do dispositivo em questão. Então nada de jogar fora o objeto. Pelo menos neste primeiro momento, ele vai continuar servindo para sacar os pagamentos do Auxílio Brasil no país.
Vale lembrar que os repasses do novo benefício começaram no Brasil ainda na última semana. De lá até aqui cinco grupos receberam essa primeira liberação. Ainda no decorrer desta semana, outros três grupos deverão receber o dinheiro. A ideia é que todos peguem o montante até o final deste mês.
Ainda não se sabe quando o cartão oficial do Auxílio Brasil chega. Na verdade, o Governo Federal ainda não deu muitos detalhes sobre a situação desses dispositivos. Todas as informações que circulam foram colhidas em bastidores.
De qualquer forma, o que se sabe é que a ideia do Ministério da Cidadania é entregar esses dispositivos entre os meses e novembro e dezembro. Também não dá para saber ainda se os cartões antigos ainda terão validade depois disso.
De acordo com o Governo Federal, quem não quiser sacar o Auxílio Brasil com o cartão oficial do programa pode fazer isso normalmente. Basta ir até o banco com os seus documentos pessoais que vai dar para sair de lá com o dinheiro em mãos.
Além disso, há a opção de movimentar a quantia sem fazer o saque. Vale lembrar que o Caixa Tem continua sendo um aplicativo que funciona e tem a função, entre outras coisas, de movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil.
O plano do Governo Federal é aumentar a quantidade de usuários do novo Bolsa Família a partir do próximo mês de dezembro, ou seja, a partir do segundo pagamento. A ideia é inserir mais 2,4 milhões de brasileiros.
Só que isso só vai acontecer mesmo se a PEC dos Precatórios for aprovada pelo Congresso Nacional. O texto já passou pela Câmara dos Deputados e agora segue em tramitação no Senado Federal.