Os novos usuários do Auxílio Brasil deveriam ter recebido o novo cartão do benefício antes do primeiro pagamento do programa este ano, conforme projeção inicial do Governo Federal. No entanto, o fato é que a grande maioria dos usuários do benefício ainda não recebeu o dispositivo.
Ainda no final do ano passado, o Ministro da Cidadania, João Roma, disse que o plano do Governo Federal era entregar os novos cartões apenas para os novos usuários antes do início dos pagamentos de janeiro deste ano. As projeções mudaram no decorrer das semanas. Agora, o prazo é desconhecido.
O Governo Federal explica que o processo de confecção desses cartões atrasou nos últimos meses. Assim, a grande maioria das pessoas não recebeu nada ainda. Neste momento, não há um novo prazo para o recebimento deste dispositivo e o cidadão não precisa fazer nenhuma solicitação.
Apesar do atraso, o plano do Governo Federal segue o mesmo. Eles querem começar a entregar os dispositivos de forma automática através dos Correios, onde o objetivo principal é enviar todo os novos cartões para os endereços de cada um dos novos usuários do benefício. Para isso, eles se basearão nos dados que estão dispostos no Cadúnico.
Hoje, o Governo Federal aponta que pouco mais de 3,5 milhões de pessoas precisam receber o dispositivo para conseguir usar o dinheiro do Auxílio Brasil com um pouco mais de facilidade e segurança. Vale salientar que este é o número de brasileiros que entraram para a folha de pagamentos do benefício este ano.
O que acontece com os usuários antigos?
De acordo com o Governo Federal, os usuários que já estão no Auxílio Brasil desde o ano passado, não receberão o novo cartão, ao menos não neste primeiro momento. De qualquer forma, eles podem seguir com o uso do cartão antigo.
Com o argumento de controle dos custos, o Governo Federal decidiu gastar apenas com os cartões para os usuários novos. O dispositivo do antigo Bolsa Família não perdeu a validade e não perderá em um futuro próximo.
E se eu não tenho o cartão?
Seja usuário novo ou antigo, é possível imaginar que algumas famílias não tenham nenhum tipo de cartão para o uso do Auxílio Brasil. De acordo com o Ministério da Cidadania, no entanto, não há motivo para preocupações.
Quem não tem o cartão, pode movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil através de aplicativos digitais, como o Caixa Tem, por exemplo. O cidadão também pode usar o mesmo app para gerar um código para saques.
O Auxílio Brasil
O Governo federal segue nesta semana com os pagamentos do seu Auxílio Brasil. Nesta terça-feira (29), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 8.
Ainda nesta semana, mais dois grupos fecharão a quinta rodada de liberações do benefício. De acordo com o Ministério da Cidadania, ao todo pouco mais de 18 milhões de pessoas fazem parte da folha de pagamentos de março.