Atualmente, o Auxílio Brasil é o maior programa de transferência de renda do país, atendendo cerca de 21,1 milhões de famílias de baixa renda. Neste mês, os beneficiários estão recebendo uma parcela mínima de R$ 600, valor que deve continuar sendo pago no próximo ano.
Todavia, para que as famílias permaneçam na folha de pagamento do programa social, é preciso manter as informações sempre atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, é preciso que o saque do benefício ocorra no prazo determinado pelo Ministério da Cidadania.
Caso contrário, os valores serão devolvidos aos cofres da União. De acordo com as regras, o beneficiário tem até 90 dias para resgatar os valores após o depósito do Auxílio Brasil. Desse modo, quem recebeu o benefício em agosto, o prazo termina neste mês.
Portanto, quando a família deixa de sacar a parcela, o governo pode entender que ela não precisa da ajuda financeira e cancela a participação no programa. Devido a isso, é importante que o responsável familiar fique atento aos prazos.
Como sacar o Auxílio Brasil?
Vejas as possibilidades de saque do Auxílio Brasil:
Saque no guichê de atendimento: O beneficiário pode se dirigir até uma agência da Caixa e sacar a parcela do Auxílio Brasil no guichê da instituição. Na ocasião, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto e solicitar os valores ao atendente.
Saque no caixa eletrônico: Para realizar o saque no caixa eletrônico o beneficiário precisa ter em mãos o cartão do Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família. Em seguida, basta:
- Inserir o cartão no terminal de autoatendimento da Caixa;
- Digitar a senha e o valor que deseja sacar;
- Conferir e confirmar a operação;
- Em seguida, retirar o cartão para finalizar o procedimento.
Também é possível fazer o saque com o cartão nas unidades lotéricas, porém, a tarefa é exclusiva para o titular do benefício. Além disso, é preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto.
Saque sem cartão: Embora poucos saibam, o benefício do Auxílio Brasil também pode ser resgatado sem o cartão. Além da movimentação disponível através dos serviços do Caixa Tem, o beneficiário pode gerar um código de saque para realizar o procedimento em um caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Confira os passos a seguir:
- Acesse o Caixa Tem;
- Faça o login com seu CPF e senha dos serviços Caixa;
- Na tela inicial, toque em “Saque” e digite o valor a ser resgatado;
- Feito isto, clique em “Gerar código de saque”. Ele tem validade de 1 hora. Anote a sequência número e vá até um caixa eletrônico da Caixa para efetuar o resgate;
- No terminal, toque no botão “Entrar”;
- Clique no menu “Saque Auxílio Brasil”;
- Coloque o número do CPF e clique em “Confirmar”;
- Digite o código de saque gerado no aplicativo;
- Informe o valor do saque do Auxílio Brasil e finalize a operação.
Contudo, é importante ressaltar que com o código em mãos o beneficiário pode realizar o saque, também, nas unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Calendário do Auxílio Brasil
Os pagamentos de novembro do Auxílio Brasil já estão ocorrendo, mas os beneficiários já podem consultar o calendário de dezembro. Os repasses ocorrem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Confira o cronograma a seguir:
Final do NIS | Novembro | Dezembro |
1 | 17 de novembro | 12 de dezembro |
2 | 18 de novembro | 13 de dezembro |
3 | 21 de novembro | 14 de dezembro |
4 | 22 de novembro | 15 de dezembro |
5 | 23 de novembro | 16 de dezembro |
6 | 24 de novembro | 19 de dezembro |
7 | 25 de novembro | 20 de dezembro |
8 | 28 de novembro | 21 de dezembro |
9 | 29 de novembro | 22 de dezembro |
0 | 30 de novembro | 23 de dezembro |