Até o momento, ainda não se sabe se o calendário de novembro do Auxílio Brasil será antecipado. Isso porque, o programa social pode estar ameaçado com a eleição do candidato Luiz Inácio Lula da Silva.
A primeira antecipação nos pagamentos do Auxílio Brasil ocorreu no mês de agosto, marcando a liberação da primeira das cinco parcelas de R$ 600, aprovadas por meio da PEC das Bondades.
Depois disso, o cronograma só foi novamente antecipado em outubro, com a justificativa que os repasses deveriam acontecer antes do segundo turno das Eleições 2022. Esta foi mais uma estratégia de campanha de Bolsonaro.
Contudo, a medida não foi suficiente para que o atual presidente fosse reeleito. Portanto, o calendário do Auxílio Brasil em novembro não será antecipado.
Sendo assim, como de costume, os pagamentos serão efetuados nos últimos dez dias úteis do mês, seguindo a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
O Auxílio Brasil contempla cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que se encaixam nos seguintes requisitos:
Além desses critérios básicos, existem três possibilidades de entrar no Auxílio Brasil, segundo o Ministério da Cidadania. Confira:
Para se inscrever no Auxílio Brasil é necessário fazer um pré-cadastro no aplicativo do CadÚnico. Na prática, será necessário agendar o atendimento presencial no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua cidade.
Feito isto, o responsável familiar deve preparar a documentação. Ele deve apresentar, quando for atendido, o seu CPF e Título de Eleitor. Além disso, será necessário apresentar ao menos um dos documentos abaixo de cada membro da família:
Cabe salientar que o responsável familiar deve ter, ao menos, 16 anos de idade e ser preferencialmente do sexo feminino. Um comprovante de residência também deve ser entregue no momento do atendimento.