Usuários que fazem parte da folha de pagamentos do Auxílio Brasil não precisam se preocupar com um possível processo de renovação do perfil. Segundo informações do Ministério da Cidadania, os cidadãos que estão no programa terão a inscrição renovada para o mês de maio de forma automática.
A pasta explica que não existe nenhum processo de inscrição para o Auxílio Brasil. Nem para a entrada e nem para a renovação das contas do projeto. Todo o procedimento é realizado de forma automática. Estima-se que pouco mais de 18 milhões de pessoas tenham recebido o saldo do programa em abril.
A expectativa é que todos os beneficiários passem a receber o dinheiro em maio da mesma forma. Os valores e a forma de pagamento também não sofrem nenhum tipo de alteração. Segue valendo a ideia de que o Governo Federal precisa realizar os repasses sempre dividindo os grupos através dos finais do Número de Inscrição Social (NIS).
Há exceções. Ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, algumas reanálises de contas são realizadas todos os meses pelo Governo Federal. De modo que o cidadão que não se encaixa mais em todas as regras de permanência do programa, pode acabar passando por um cancelamento do perfil.
De todo modo, qualquer indivíduo que faz parte do Auxílio Brasil pode consultar as informações da sua conta no app oficial do programa. O app está disponível para download. Por lá, é possível confirmar se o cidadão está dentro dos pagamentos de maio, ou se a sua conta passou por algum tipo de bloqueio desde o último repasse.
O Ministério da Cidadania explica que o Cadúnico não garante vaga imediata e automática para o Auxílio Brasil. No entanto, a pasta afirma que a lista funciona como uma espécie de porta de entrada para este e para outros programas sociais.
De modo que o cidadão que ainda não está oficialmente no Cadúnico, não conseguirá entrar no Auxílio Brasil. Entretanto, o cidadão que não está na lista, terá a oportunidade de entrar através dos comandos da prefeitura da sua cidade.
Importante frisar que as pessoas que entrarem no Cadúnico apenas nesta semana, não conseguirão fazer parte do Auxílio Brasil em maio. O Ministério explica que existe um hiato de tempo entre o processo de inscrição na lista e a efetivação de fato no programa social.
O Governo Federal iniciou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Desde então, estima-se que pouco mais de 3,5 milhões de pessoas tenham entrado no programa social.
Dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 18 milhões de brasileiros receberam o dinheiro do benefício no último mês de abril. A pasta garante que ninguém recebeu menos de R$ 400 nas últimas semanas.
Além de fazer parte do Cadúnico, o usuário que deseja fazer parte do Auxílio Brasil também precisa se encaixar nas regras de limite de renda. Além disso, também é preciso esperar até o momento em que o Ministério da Cidadania seleciona os nomes dos usuários.