O Ministério da Cidadania já iniciou o processo de atualização das informações do app do Auxílio Brasil. Assim, ao menos uma parte dos usuários do programa já pode conferir os dados do aplicativo como valores, pagamentos, datas e outros pontos que estavam sendo definidos pela pasta nos últimos dias.
Os cidadãos que já fazem parte do projeto podem consultar o app do Auxílio Brasil para saber se poderão seguir dentro da folha de pagamentos do programa. Vale lembrar que o Governo Federal realiza atualizações nas contas de todas as pessoas que fazem parte do benefício social, podendo aplicar bloqueios em alguns casos.
As pessoas que ainda não receberam nenhuma parcela do Auxílio Brasil, e querem ter a oportunidade de entrar no programa, também podem consultar o app do projeto. Por lá, o Ministério da Cidadania informa se a sua conta foi inclusa. Vale lembrar que é preciso ter um cadastro ativo e atualizado no Cadúnico para ter uma chance de receber o saldo.
Os cidadãos que chegaram a receber alguma parcela do Auxílio Brasil, tiveram um bloqueio ou cancelamento, consertaram as informações e agora querem voltar, também podem fazer a consulta. Por meio do app do programa, eles saberão se ganharam o direito de retorno agora em maio, ou se terão que esperar mais um pouco.
O app do Auxílio Brasil já está disponível para download em celulares com sistema Android ou mesmo iOS. Não é necessário realizar nenhum tipo de pagamento. Todo o processo é gratuito. Quem ainda tem o antigo app do Bolsa Família, não precisa baixar o aplicativo novo. Basta abrir a loja de aplicações e atualizar o sistema.
Cidadãos que ainda não tiveram a atualização das informações no app do Auxílio Brasil até este momento, ainda não precisam se preocupar. Há relatos de pessoas que ainda estão tendo acesso apenas aos dados do mês de abril.
O Ministério da Cidadania afirma que o processo de atualização das informações acontece de maneira gradual até a véspera do dia inicial dos pagamentos, ou seja, até a quarta-feira (18), ainda na próxima semana.
Assim, mesmo as pessoas que não tiveram nenhuma atualização, ainda poderão ter as informações atualizadas nos próximos dias. O Ministério afirma que ainda analisa dados de alguns perfis no Cadúnico.
Outro ponto que ainda preocupa as pessoas é a questão do valor apresentado no app do Auxílio Brasil. Alguns usuários afirmam que o benefício de maio não apresenta os valores do Benefício Extraordinário. Trata-se do adicional que faz com que os cidadãos recebam, ao menos, R$ 400.
No entanto, não há com o que se preocupar. Como dito, o processo de atualização do sistema não acontece de maneira uniforme. Se há algum valor apresentado no perfil, significa que o cidadão receberá, ao menos, R$ 400 em maio.
É preciso lembrar que o app do Auxílio Brasil não tem função de solicitação ou de pedido de renovação do programa. Através do aplicativo, o cidadão conseguirá apenas consultar as informações e tirar dúvidas sobre o benefício.