Mais de 18 milhões de brasileiros receberam a parcela de abril do Auxílio Brasil. O Governo Federal chegou a prometer que o projeto atingiria este patamar neste mês. Nesta sexta-feira (29), a confirmação oficial veio. Ao todo, estima-se que pouco mais de 18,06 milhões de pessoas tenham recebido o benefício nas últimas semanas.
O Ministério da Cidadania afirma que o número é recorde. Segundo a pasta, o Auxílio Brasil nunca atendeu tantas pessoas de uma só vez. Em novembro e dezembro de 2021, foram 14,5 milhões de atendidos. Em janeiro de 2022, o número subiu para 17,5 milhões. Em fevereiro o patamar subiu mais uma vez para 18 milhões de brasileiros.
Os números continuam subindo. Em março, por exemplo, a quantidade de brasileiros aptos ao recebimento do programa pulou para pouco mais de 18,03 milhões e agora em abril, os dados mostram que pouco mais de 18,06 milhões fazem parte do projeto social. Para maio, ainda não há definições.
Terminado o processo de liberação do Auxílio Brasil em abril, o Governo Federal iniciará o procedimento de análise das contas que fazem parte do projeto social. Trata-se, portanto, de uma espécie de pente fino que define quem são os brasileiros que podem seguir na folha de pagamento do programa e quem terá que sair.
Ao mesmo passo, o Ministério da Cidadania também analisa quem são as pessoas que estão no Cadúnico e que se encaixam nas regras de entrada do programa. Assim, mais brasileiros terão a chance de entrar no projeto social no próximo mês de maio. Eles precisam esperar por uma decisão do Governo Federal neste sentido.
Os pagamentos de maio do Auxílio Brasil devem começar oficialmente no próximo dia 18. Na ocasião, o Governo Federal fará a liberação da quantia para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1.
De todo modo, não é necessário realizar nenhuma espécie de solicitação direta para entrar no programa. De acordo com o Governo Federal, assim como aconteceu nos meses anteriores, em maio não haverá nenhum processo de inscrição.
O Ministério da Cidadania seguirá se baseando em dados já existentes em plataformas de informações. A principal delas é o Cadúnico, que reúne os nomes de brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social neste momento.
O Governo Federal iniciou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Na ocasião, apenas as pessoas que faziam parte do antigo Bolsa Família é que podiam receber a quantia.
Desde o início deste ano de 2022, mais de 3,6 milhões de indivíduos passaram a fazer parte da folha de pagamentos do benefício. Isso elevou o número total para mais de 18 milhões de atendidos conforme descrição da parcial mais recente.
No entanto, o Governo Federal não tem obrigação de inserir todas as pessoas que têm direito ao benefício no programa social. Por isso, é importante aguardar a decisão final do Ministério da Cidadania, mesmo nos casos em que se cumpram todas as regras de entrada.