Alguns cidadãos brasileiros que fazem parte do Auxílio Brasil já conseguem obter as informações dos pagamentos do programa referentes ao mês de abril. Segundo informações do Ministério da Cidadania, os dados estão sendo postados pela pasta no app oficial do projeto. O cidadão já pode fazer a consulta inicial.
De acordo com a pasta, o aplicativo oficial do Auxílio Brasil é a maneira mais segura de obter as informações básicas sobre o programa. Por lá, é possível consultar se o indivíduo está na folha de pagamento, quando ele receberá o dinheiro, qual será o valor do Benefício Extraordinário, e outros dados também.
Oficialmente, os pagamentos da sexta rodada do Auxílio Brasil começam no próximo dia 14 de abril para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. Mas mesmo antes do início dos repasses deste mês, o Governo Federal já está atualizando os dados do Cadúnico para consulta.
Entretanto, é preciso ter um pouco de calma neste momento. Isso porque o Ministério da Cidadania explica que o processo de atualização acontece de forma gradual e lenta. Dessa forma, algumas pessoas ainda poderão ver apenas os dados do último mês de fevereiro. De todo modo, a atualização chegará em algum momento.
Há ainda os casos de cidadãos que estão com os novos dados pela metade, o que também é comum no processo. A ideia é que o Ministério atualize todas as informações até momentos antes do início dos pagamentos desta sexta parcela no próximo dia 14 de abril.
Quem pode receber
As regras de entrada do Auxílio Brasil seguem basicamente as mesmas neste momento. Segue valendo a ideia de que o programa somente fará pagamentos para os cidadãos que possuem perfil ativo no Cadúnico.
Mas esta não é a única exigência. Ainda segundo o texto original do projeto, é preciso respeitar os limites de renda exigidos. Quem está em situação de extrema-pobreza, por exemplo, tem direito de forma direta.
Já os cidadãos que estão em condição de pobreza, também poderão ter o direito de receber o Auxílio Brasil. Entretanto, neste caso também será preciso morar com uma gestante ou ao menos um menor de 21 anos de idade.
Valor do Auxílio Brasil
Para este mês de abril, o Ministério da Cidadania aponta que os valores dos pagamentos do Auxílio Brasil não sofrerão nenhum tipo de alteração. Isso quer dizer, portanto, que todo mundo seguirá com os recebimentos dos R$ 400 mínimos.
No final do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou uma Medida Provisória (MP) que impede que os usuários do Auxílio Brasil recebam menos do que R$ 400 dentro da folha de repasses do benefício.
Existem alguns projetos e emendas que tentam subir o patamar do valor em questão. No entanto, as propostas ainda não avançaram no Congresso e nem no Palácio do Planalto. Por isso, o saldo seguirá igual neste primeiro momento.