O Auxílio Brasil será pago com um valor mínimo de R$ 600 até dezembro deste ano, conforme a vigência da PEC dos Benefícios.
No entanto, para continuar recebendo as parcelas do programa social é preciso seguir as regras do programa, como manter a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) atualizada.
Conforme os requisitos de atualização do CadÚnico, há três grupos de pessoas que precisam renovar o registro ainda em 2022, sendo eles:
Aqueles que forem convocados para averiguação ou revisão dos dados devem ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município. No local, é preciso apresentar CPF ou Título de Eleitor e os documentos dos familiares, são eles:
“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, explica o Ministério da Cidadania.
Ademais, a falta de atualização do CadÚnico pode levar à suspensão do benefício e posteriormente o seu cancelamento. Neste contexto, caso os registros não sejam regularizados, a partir de julho de 2023, as famílias poderão ser excluídas do Cadastro Único.
Para consultar a sua situação cadastral do CadÚnico, basta:
Além do Auxílio Brasil, é possível receber os seguintes benefícios através da inscrição no CadÚnico:
Os próximos repasses do Auxílio Brasil ocorrerão no próximo mês com valor de R$ 600 (previstos até dezembro), conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja as datas: