AUXÍLIO BRASIL DE R$600: Perco o benefício se conseguir um emprego com carteira assinada?
O Auxílio Brasil beneficia mais de 20 milhões de pessoas em todo o país. No entanto, os beneficiários devem se atentar as regras para não perderem o benefício.
O Auxílio Brasil foi implementado em novembro do ano passado em substituição ao Bolsa Família. Atualmente, o programa de transferência de renda está contemplando 20,2 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.
No entanto, os beneficiários devem se atentar para perder o benefício. Isso porque, como qualquer iniciativa, existe regras que devem ser seguidas a risca. Caso descumpridas, a situação pode levar a suspensão ou cancelamento do pagamento.
Desta forma, surge o seguinte questionamento: Conseguir um emprego com carteira assinada bloqueia o meu Auxílio Brasil?
Emprego com carteira assinada cancela o pagamento do Auxílio Brasil?
Para esta pergunta, a resposta é depende. Acontece que pelas regras do Auxílio Brasil é possível sim receber o benefício e ter um emprego de carteira assinada ao mesmo tempo, no entanto, há limites.
O beneficiário pode continuar recebendo o abono até dois anos após ser contratado com a carteira assinada. Todavia, esse benefício passaria a ser um auxílio de transição da condição de segurado para empregado.
Assim, com a possibilidade de continuar recebendo o Auxílio Brasil mesmo trabalhando, é preciso seguir alguns critérios. É preciso que a renda familiar per capita não ultrapasse R$ 525.
Logo, a renda não pode ser duas vezes maior que o valor que determina a linha da pobreza, de R$ 210 por pessoa. Caso o valor seja ultrapassado, o beneficiário e sua família perdem o direito ao pagamento do benefício.
Por fim, outra coisa que pode provocar a suspensão do pagamento é a inscrição desatualizada no CadÚnico do Governo Federal.
Quem precisa atualizar os dados do CadÚnico?
Conforme os requisitos de atualização do CadÚnico, há três grupos de pessoas que precisam renovar o registro ainda em 2022, sendo eles:
- Cadastro atualizado, mas com divergência;
- Cadastro desatualizado;
- Pessoas que atualizaram os dados em 2016 ou 2017.
Como atualizar o CadÚnico?
Aqueles que forem convocados para averiguação ou revisão dos dados devem ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município. No local, é preciso apresentar CPF ou Título de Eleitor e os documentos dos familiares, são eles:
- CPF;
- RG;
- Carteira de trabalho;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Título de eleitor;
- Registro administrativo de nascimento indígena (RANI).
“A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem exigem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios”, explica o Ministério da Cidadania.
Ademais, a falta de atualização do CadÚnico pode levar à suspensão do benefício e posteriormente o seu cancelamento. Neste contexto, caso os registros não sejam regularizados, a partir de julho de 2023, as famílias poderão ser excluídas do Cadastro Único.