O Ministério da Cidadania adicionou entre os critérios de revisão cadastral dos beneficiários do Auxílio Brasil uma nova categoria. A focalização foi criada para evitar que famílias que não cumprem mais as regras de elegibilidade do programa continuem ganhando o benefício.
Dessa forma, os cidadãos que não tiverem os dados regulares no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) serão excluídos da folha de pagamento do programa, que atualmente concede um benefício mínimo de R$ 600 aos beneficiários.
Em outras palavras, a focalização é uma espécie de pente-fino realizado pelo Ministério da Cidadania nos dados pessoais das famílias que recebem o Auxílio Brasil. A intenção é manter a coerência dos pagamentos do programa social, voltado a famílias necessitadas.
A saber, a pasta separa as famílias em grupos. Neste segundo semestre, a situação das famílias dos grupos 4, 5 e 6 passam por avaliação. A lista com o nome dos beneficiários do Auxílio Brasil que passarão pela focalização ocorre aos municípios.
Entenda a definição dos grupos:
Vale ressaltar que as revisões também se aplicam aos beneficiários do Vale-Gás. Assim, nos casos citados acima, outros auxílios podem ser interrompidos.
O Auxílio Brasil contempla o mesmo público anteriormente atendido pelo Bolsa Família, sendo:
Além desses critérios básicos, existem três possibilidades de entrar no Auxílio Brasil, segundo o Ministério da Cidadania. Confira:
A princípio, os beneficiários podem consultar os pagamentos por telefone ou pela internet. Veja as seguir:
Por telefone
Por aplicativos