Estamos a algumas semanas do início dos pagamentos da sexta rodada do Auxílio Brasil. No entanto, o fato é que muita gente ainda não sabe se conseguirá entrar nesta próxima folha de liberações. Vários cidadãos querem saber como poderão se informar sobre esta situação antes do início dos repasses.
Segundo o Ministério da Cidadania, há um jeito de realizar a confirmação. De acordo com a pasta, o cidadão que está ansioso para se informar sobre a situação da sua conta, pode fazer o download do aplicativo oficial do próprio Auxílio Brasil. A aplicação é gratuita e já se encontra disponível nas lojas de app.
Por lá, o cidadão consegue verificar se entrará ou não no programa social do Governo Federal. E aqui não falamos apenas do Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania explica que a ideia é que os cidadãos também saibam através do app se eles entrarão em outros projetos sociais como o vale-gás nacional, por exemplo.
A dica vale não apenas para as pessoas que ainda não entraram no programa. Segundo o Ministério da Cidadania, os cidadãos que já receberam o benefício em outros meses, também precisam fazer a consulta para saber se continuarão na folha de pagamentos do projeto nos próximos meses.
É sempre importante lembrar que as pessoas que estão dentro da folha de repasses, não possuem garantia de que seguirão com o recebimento do benefício. O Ministério da Cidadania explica que há casos em que cancelamentos acontecem entre um mês de liberação e outro. Portanto, é importante realizar consultas com frequência.
Entretanto, apesar de toda a explicação, o fato é que o Ministério da Cidadania ainda não publicou as atualizações dos dados dos beneficiários do Auxílio Brasil. Ainda não há um prazo oficial para que a pasta faça isso.
Logo, o cidadão que entrar agora no app do novo Bolsa Família, provavelmente ainda verá os dados referentes ao mês de março disponíveis por lá. Neste momento, o Governo ainda está em processo de análise das informações.
Embora não exista uma data, o mais provável é que o Ministério da Cidadania atualize os dados no início da próxima semana. O cidadão pode seguir verificando se o sistema foi atualizado todos os dias a qualquer horário.
O Governo Federal iniciou oficialmente os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último ano de 2021. Na ocasião, no entanto, os repasses estavam chegando apenas nas pessoas que faziam parte do antigo Bolsa Família.
A lógica começou a mudar no início de 2022. De acordo com o Governo Federal, pouco mais de 3,5 milhões de pessoas entraram no benefício desde o início deste ano. Ao todo, pouco mais de 18 milhões receberam o dinheiro em março.
Para fazer parte do Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter um cadastro ativo no Cadúnico. Além disso, ele tem que atender aos critérios de limites de renda impostos pelo Ministério da Cidadania na lei que cria o benefício.