O Auxílio Brasil está retomando os seus pagamentos da sexta rodada nesta segunda-feira (18). Depois de um hiato de três dias sem repasses, provocado por um feriado e um final de semana, as liberações estão sendo retomadas para os cidadãos que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 2. O dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.
A Caixa Econômica Federal explica que os cidadãos que possuem o NIS final 2 podem movimentar o dinheiro de duas formas. A primeira delas é pela via digital. É possível realizar o procedimento através de meios digitais como o app do Caixa Tem. Por lá, o cidadão pode pagar contas em forma de boletos ou até mesmo realizar transferências.
Uma outra forma de utilizar o dinheiro do Auxílio Brasil é através dos meios físicos. Qualquer cidadão pode ir até um caixa eletrônico e retirar a quantia em espécie. Para isso, será preciso ter em mãos o cartão do antigo Bolsa Família, ou ao menos o código de resgate do saque do benefício, que está disponível no Caixa Tem.
Não é preciso ter pressa. De acordo com informações do Governo Federal, ninguém é obrigado a sacar ou movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil no mesmo dia em que ele chega. O Ministério da Cidadania explica que há um prazo de 120 dias, ou seja, de quatro meses para que o usuário mexa com o saldo do benefício.
Caso ele não movimente durante o prazo estipulado de 120 dias, então o Governo Federal pode recuperar o dinheiro mais uma vez. Neste caso, portanto, a quantia pode voltar para os cofres públicos. Antes desse prazo, no entanto, o saldo segue com o usuário e ninguém poderá tirá-lo, exceto em casos excepcionais como em comprovação de fraudes.
Calendário da semana
Como dito, esta segunda-feira (18) está reservada apenas para as pessoas que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 3. Entretanto, outros grupos também devem pegar o saldo do benefício ainda no decorrer desta semana.
Ao todo, o Governo pretende realizar liberações em quatro dias. Veja no calendário abaixo:
Como é possível notar, não há pagamentos previstos para a quinta-feira (21). Isso porque se trata do feriado nacional de Tiradentes. O Palácio do Planalto não realiza nenhum tipo de liberação em dias que não sejam úteis.
Para consultar as informações da sua conta, o indivíduo pode entrar em seu perfil no app oficial do Auxílio Brasil. Por lá, o cidadão poderá confirmar dados como valor dos pagamentos e a divisão dos benefícios do projeto.
Como são feitos os pagamentos do Auxílio Brasil?
O Governo Federal iniciou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Na ocasião, apenas as pessoas que estavam no antigo Bolsa Família é que podiam pegar o dinheiro do programa.
O sistema começou a mudar no início deste ano de 2022. Desde o último mês de janeiro, pouco mais de 3,6 milhões de pessoas passaram a fazer parte da folha de pagamentos do programa. Em abril, pouco mais de 18,06 milhões de indivíduos passaram a pegar a quantia.
Para fazer parte do Auxílio Brasil, o cidadão precisa ter um perfil ativo e atualizado no Cadúnico. Além disso, ele precisa ter uma renda per capita que varia de R$ 0 até R$ 210. Em alguns casos, o recebimento está condicionado ao número de usuários que moram na mesma casa.