Direitos do Trabalhador

Auxílio Brasil: ainda não entrei no Cadúnico, posso receber programa?

O Governo Federal deve começar dentro de mais dois dias os pagamentos do Auxílio Brasil. Desta vez, os repasses desse programa serão liberados através de uma Medida Provisória (MP) que já foi assinada pelo Presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas tem muita gente que ainda está em dúvidas sobre esse projeto.

Como se sabe, a porta de entrada do programa é mesmo o Cadúnico. De acordo com o texto do projeto em questão, quem não está com os dados desta lista atualizados, não vai poder nem se candidatar para receber o dinheiro em questão. Pelo menos é isso o que se sabe até o momento da publicação deste artigo.

Mas aí vai uma dúvida. Quem ainda não conseguiu entrar no Cadúnico pode ter uma chance de entrar no Auxílio Brasil? De acordo com o Governo Federal, a resposta é sim. Quem não está nesta lista ainda, vai ter a oportunidade de entrar no programa. Mas isso só vai acontecer a partir do próximo ano.

E para ter uma chance de entrar, vai ser preciso entrar no Cadúnico. Então quem ainda não está nesta lista do Governo Federal precisa entrar em contato urgentemente com a Prefeitura da sua cidade para saber como funciona esse processo de entrada no seu município. Assim, você passa a ter chance de fazer parte do Auxílio Brasil.

Acontece que o Governo Federal definiu que o programa em questão é volátil. Então todos os meses eles irão selecionar pessoas novas para entrar no benefício. De modo que quem não está no Cadúnico ainda agora, pode tentar entrar logo depois para passar a ter chances de fazer parte do Auxílio Brasil no próximo ano.

Além do Cadúnico

É importante dizer que o Cadúnico não é a única exigência para as pessoas que querem fazer parte do Auxílio Brasil. Além de estar nesta lista, vai ser preciso também estar dentro dos limites de renda impostos pelo Governo Federal.

O Planalto vai pagar o benefício para pessoas que estejam em situação de extrema-pobreza. Além disso, eles também pagarão o projeto para quem está em condição de pobreza desde que more com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.

Auxílio em dezembro

Mas afinal, como vão funcionar os pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro? De acordo com as informações oficiais, os repasses deste último mês de ano irão começar mais cedo para que todos recebam antes do natal.

Segue valendo a regra de que só os usuários do antigo Bolsa Família é que podem receber esse dinheiro em questão. Ninguém mais entra. Foi assim que funcionou em novembro e é assim que vai funcionar neste mês de dezembro também.

E os valores?

Vai existir uma modificação entre os pagamentos. Aliás, a tendência é que essa seja verdadeiramente a grande mudança entre os meses de novembro e dezembro. A expectativa é de que eles consigam pagar os valores turbinados.

De acordo com o Ministério da Cidadania, neste mês de novembro, os usuários do programa receberam uma média de R$ 220 por pessoa. Agora em dezembro o Governo está prometendo que vai pagar um patamar mínimo de R$ 400 para todo mundo.