Para os brasileiros que são adeptos ao saque aniversário, poderão usufruir de um dinheiro a mais na conta do FGTS a partir do mês de agosto. Além desses cidadãos, quem for demitido sem justa causa, aposentar-se ou dar entrada em uma residência própria,
poderá usufruir do novo valor que será depositado na conta.
Saiba mais lendo este conteúdo até o fim e entenda um pouco mais sobre os lucros obtidos pelo FGTS e a participação dos brasileiros nesse ganho.
A autorização de novo valor do FGTS deixa os brasileiros felizes
O saque FGTS ocorre em diferentes ocasiões, como quando alguém perde o emprego sem justa causa, faz algum acordo com os empregadores, há alguma necessidade emergencial ou solicita o saque aniversário, como acontecerá no novo saque em agosto.
Dentre esses saques, há a divisão dos lucros obtidos por meio do saldo poupado nas contas ativas e inativas ao longo do ano. Neste caso, é possível que muitos trabalhadores recebam valores interessantes em suas contas, sendo que o valor final dependerá diretamente de quanto dinheiro está guardado na conta do FGTS.
Nesse cenário, todo trabalhador que possuía dinheiro na conta do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2022, independentemente da quantidade, terá direito ao valor, de acordo com a quantia que mantinha armazenada na conta.
Quanto mais alto era o valor do dinheiro guardado, maior será o valor a ser recebido, devido ao cálculo ser feito com base na taxa fixa de 3% ao ano e na variação da Taxa Referencial.
Quem poderá sacar o valor?
Na realidade, o saque para o novo valor do FGTS ocorrerá como de costume. Isto é, apenas os brasileiros que estiverem dentro dos requisitos necessários para o saque é que poderão ter acesso ao dinheiro que é dividido entre todos os cidadãos com contas ativas e inativas, que contenham valores guardados.
Dito de outro modo, embora o dinheiro seja realmente depositado na conta, com base nos cálculos referentes à quantia guardada até o último dia do ano passado, o saque acontecerá apenas em circunstâncias como:
- For demitido sem justa causa;
- Aposentar-se;
- Compra de residência própria;
- Conta do FGTS inativa por mais de 3 anos;
- Saque aniversário.
A estimativa é que o dinheiro entre na conta dos brasileiros até agosto, sendo que quem tiver saque-aniversário neste mês poderá usufruir do dinheiro a mais na conta.
Caso você não consiga sacar o seu dinheiro presente na conta do FGTS em agosto, não se preocupe! Você poderá aguardar a data do seu saque aniversário, caso deseje, e assim usufruir da quantia a mais que será depositada na sua conta. Até lá, deverá aguardar a liberação do valor.
Do mesmo modo, se você tem a sua conta do FGTS inativa por mais de 3 anos, poderá solicitar o saque do valor total guardado ali. Assim, poderá participar da divisão dos lucros e receber uma quantia a mais diretamente na sua conta.
Para fazer essa solicitação, é importante acessar o aplicativo do FGTS e seguir o passo a passo descrito por lá.