O Realismo Brasileiro é um dos movimentos literários mais cobrados nas questões de literatura e português dos vestibulares e da prova do ENEM.
Dessa forma, para que você possa estudar o assunto, o artigo de hoje separou autores fundamentais que fizeram parte do Realismo no Brasil. Vamos conferir!
Joaquim Maria Machado de Assis publicou, no ano de 1881, um de seus mais importantes livros, responsável por dar início ao movimento realista brasileiro: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Descontente com o estilo literário até então presente (romantismo), o movimento realista passou a criticar o contexto da época e o conservadorismo presente no mesmo.
Opondo-se completamente ao ideal romântico, ao sentimentalismo e ao subjetivismo, o realismo passa a retratar a realidade, de maneira objetiva e mais verdadeira possível.
Para conhecer mais sobre o movimento, confira alguns dos principais autores do Realismo.
Autor de “O Cortiço”. O livro, ainda que possa ser enquadrado em outra categoria (naturalista), é muito importante para o movimento realista.
Além de “O Cortiço”, podemos destacar as suas obras “O Mulato” e “Casa de Pensão”.
Raul Pompéia é o autor de “O Ateneu”, cujo título da obra traz o nome do colégio onde o protagonista da obra vai estudar por imposição de seu pai.
Caminha foi autor de “Bom Crioulo” e “A Normalista”, com obras caracterizadas pela presença do determinismo.
A sua principal obra foi “A Carne”, considerada de cunho naturalista. Escritor e gramático, Julio Ribeiro foi idealizador da bandeira do estado de São Paulo, desenhada em 1888.
Júlia Lopes de Almeida foi uma grande defensora das mulheres. Defendia a educação e o voto para o sexo feminino. Foi a única mulher que participou da idealização da Academia Brasileira de Letras.