A autoconsciência profissional é imprescindível para garantir o desenvolvimento de qualquer tipo de carreira. Sem ela, muitas regras e deveres podem passar despercebidos, manchando assim a imagem do trabalhador. Entenda mais sobre o assunto no artigo de hoje!
O que é a autoconsciência profissional?
A autoconsciência profissional está associada com a nossa capacidade de autoconhecimento dentro do espaço corporativo. É a forma como enxergamos e percebemos o nosso trabalho, além de entendermos como nos relacionamos com ele (se é algo saudável, exagerado ou “folgado” demais).
A partir dessa autoconsciência, podemos ter uma visão muito mais ampla dos nossos posicionamentos dentro da empresa. Enxergamos a nossa função, nossas habilidades e funcionalidades, e compreendemos a forma como o trabalho impacta em nossas ações.
É uma forma de não nos deixarmos levar por impulsos ou soluções superficiais demais, mas sim, reconhecemos nosso posicionamento e aprendemos a lidar com as adversidades a partir do que está em nosso alcance.
Algumas características da autoconsciência profissional incluem:
- Reconhecimento da autorresponsabilidade: Uma pessoa autoconsciente profissionalmente é capaz de saber quais são suas responsabilidades e o impacto de suas ações no grupo e no individual. Com isso, conseguem manter um autocontrole mais sadio nas suas atitudes.
- Aplica a ética no trabalho: Sabe exatamente o que é considerado moral e imoral, sabendo manejar estes pontos de uma maneira adequada.
- Reconhece as normas do seu grupo: Reconhece que cada profissão conta com regras, deveres e direitos e, dessa forma, as reconhece a fundo, sabendo exatamente as formas de agir em determinadas situações.
Entendido o que é a autoconsciência profissional, vamos aprender a usá-la e desenvolvê-la corretamente. Continue lendo.
Como usar a autoconsciência profissional?
Antes de qualquer, procure não levar as críticas e os apontamentos feitos pelos seus superiores para o lado pessoal.
Mas, um adendo: isso não quer dizer que você deve simplesmente reprimir os sentimentos que estes contextos geram. Mas sim, é preciso reconhecer que faz parte do crescimento profissional e tentar lidar com isso da maneira mais equilibrada possível.
Além disso, lembre-se de que mesmo em um ambiente corporativo você não precisa (e nem conseguiria) agradar a todos. Desde que você siga com suas obrigações, dentro das normas do grupo, você estará desempenhando um ótimo trabalho.
Trabalhar a forma como você gerencia os seus sentimentos e emoções também é muito importante. Assim você desenvolve a inteligência emocional e passa a tomar decisões mais corretas no seu trabalho.
É preciso, em paralelo a tudo que já foi citado, manter a atualização profissional sempre em dia. Assim você conhece os novos deveres, possibilidades e alternativas para pôr o seu trabalho sempre em um caminho de desenvolvimento.
Logo, a autoconsciência melhora por você sempre estar por dentro do universo da sua profissão, alimentando-se de informações e conhecimentos importantes para melhorar o seu desempenho no dia-a-dia.
Responsabilize-se, saiba quais são as sua obrigações, mantenha-se atualizado e busque por feedbacks para desenvolver a sua carreira e a sua autoconsciência. Quanto mais autoconhecimento você tiver, melhor será o gerenciamento das emoções e o seu desempenho no cotidiano do seu trabalho.