Aumento de produtividade: dicas importantes
Conquistar um bom aumento de produtividade é o objetivo de muitas pessoas no dia a dia de trabalho. Porém, seja por falta de organização, ou mesmo falta de ideias de como agir, a ausência dessa produtividade pode estar muito presente no cotidiano de alguns.
Por isso, reunimos dicas práticas que podem contribuir para a construção de uma agenda que priorize bons resultados. A seguir, comentamos um pouco sobre cada uma delas. Vamos adiante!
Dicas para atingir um aumento de produtividade
Abaixo apontamos 5 dicas diferentes e simples que você pode colocar em prática a partir de hoje. Queremos que você saia daqui com ideias que realmente possam agregar algum valor, mesmo que, inicialmente, pareçam simples.
Afinal, para termos bons resultados nós não precisamos investir em coisas mirabolantes, mas sim, precisamos investir no que realmente funciona.
Além disso, devemos analisar a nossa própria rotina para tentar encontrar os gaps que atrapalham o aumento de produtividade, visando minimizá-los.
Veja, a seguir, as nossas ideias:
1. Acordar mais cedo e organizar a agenda
Pode parecer algo clichê, mas a verdade é que acordar mais cedo, e não apenas no horário limite para se arrumar e ir ao trabalho, é uma forma de investir no aumento da produtividade.
Neste momento de manhã, você pode cuidar da sua saúde, praticar um exercício, tomar um bom banho para despertar, entre outras ações que promovam bem-estar. Afinal, sentir-se bem é essencial para ser produtivo, não acha?
Além disso, neste momento de manhã você também pode organizar a sua agenda, com certa antecedência, visualizando o que deverá fazer e preparando-se com mais tranquilidade para isso.
2. Saber priorizar o que realmente importa
Logo no início do seu expediente, saiba quais são as tarefas que deverão ser priorizadas ao longo do dia. Ter essa visão mais assertiva das pendências pode contribuir para uma maior organização na hora de agir.
Em contrapartida, se você não souber quais são as suas prioridades, poderá dedicar tempo ao que não tem tanto valor, resultando em uma estagnação na produtividade.
3. Aprender a delegar algumas atividades
Nem sempre daremos conta de toda a demanda que nos é dada. Saber disso e aceitar as nossas limitações, delegando o que for necessário, é um dos passos para conquistar um aumento de produtividade.
4. Usar métodos de trabalho
Você tem algum método de trabalho consolidado para algumas práticas cotidianas? Se ainda não, talvez seja o momento de implementar ou elaborar algum.
Quando tempos um método, podemos tornar a atuação mais ágil e prática.
5. Saber quais são as suas principais distrações e evitá-las
Procure detectar quais são as ações ou as situações que mais roubam o seu foco. Assim, você terá mais subsídios para evitá-las, proporcionando um aumento de produtividade para si mesmo.
Afinal, se há diversas situações que roubam o seu foco, como será possível manter um rendimento adequado e dentro daquilo que você espera atingir?
Pois é! Por isso, uma autoanálise, nesses casos, é muito importante. Considere essa e as demais dicas e invista na sua produtividade!