Aumentar o bem-estar físico dos colaboradores não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Para ser bem-sucedida, é necessário estar atento aos pequenos detalhes presentes no ambiente laboral: ergonomia, decoração, possibilidade de descanso, etc.
Além disso, até mesmo o regime de horário pode fazer toda a diferença nos resultados do time de trabalho. Neste texto, descrevemos melhor essas considerações. Acompanhe.
Para aumentar o bem-estar físico dos colaboradores é preciso implementar mudanças que realmente impactem no dia a dia do grupo. Isto é, focar apenas em “frases motivacionais” ou conteúdos superficiais pode não surtir um bom efeito.
É preciso ir além: pensar desde a cadeira que o colaborador senta, até o horário de expediente que ele tem. Saiba mais:
As pessoas são diferentes e possuem características únicas. Isso é inegável. Sendo assim, cada indivíduo pode ter o seu momento de maior produtividade e foco, que difere um do outro.
Nesse caso, adotar um plano de horários mais flexíveis é algo bastante relevante. Afinal, o colaborador que é mais matutino poderá trabalhar mais cedo, e o que gosta de dormir até mais tarde poderá trabalhar no período vespertino. Tudo isso sem diminuir a carga horária ou a quantidade de entrega, mas sim, respeitando os limites e a disposição física de cada um.
O ambiente de trabalho e a ergonomia também devem ser avaliados. Para isso, considere fatores como:
Todos esses pontos podem fazer toda a diferença na hora de aumentar o bem-estar físico dos colaboradores.
A decoração biofílica consiste em unirmos o natural e o “vivo” com o nosso dia a dia, dentro dos ambientes fechados. É o caso de implementarmos plantas, pedras, madeira e fontes de água no espaço corporativo.
Esse tipo de decoração diminui o estresse, estimula a criatividade, melhora a temperatura, diminui a ansiedade e proporciona um bem-estar geral. Além de, claro, deixar o espaço muito bonito.
Ter um ambiente para que os colaboradores descansem nas pausas, e outro para que as atividades físicas sejam estimuladas, também pode fazer toda a diferença. Afinal, esses ambientes podem ajudar na hora de recarregar as energias no dia a dia, bem como servirão de incentivo para os cuidados com a saúde física.
Se você quer realmente aumentar o bem-estar físico dos colaboradores, incentive a prática de exercícios. E uma forma de fazer isso é oferecendo bonificações para aqueles que vão trabalhar a pé ou de bicicleta.
Além de impactar na saúde dessas pessoas, você também estará auxiliando nos cuidados com o meio ambiente. Um verdadeiro pacote completo, não acha?
Leia mais: Como reconhecer os colaboradores?