A volta às aulas presenciais em Santa Catarina (SC) já está em fase de planejamento. Desse modo, o retorno deve iniciar a partir do dia 13 de outubro e se dará em etapas.
O plano apresentado em reunião do comitê que discute a educação no estado durante a pandemia da covid-19, define retorno gradual. Nesse sentido, o plano estadual de contingência para a retomada das aulas presenciais prevê ainda o treinamento dos gestores das escolas.
O documento que deve servir de base para a criação de regras para a retomada das aulas presenciais deve ser apresentado em setembro aos municípios.
Apesar de haver previsão para 13 de outubro, a volta às aulas dependerá das condições sanitárias até a data prevista. Desse modo, de acordo com o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, uma das premissas para o retorno é garantir a segurança dos alunos e dos professores.
Assim, além do Estado treinar os profissionais para lidar com o novo contexto, o retorno seguirá um escalonamento.
Segundo o documento, os alunos do ensino médio devem retornar primeiro e depois os demais. Os alunos da educação infantil serão os últimos a retornar. O documento determina ainda que alunos com dificuldade de acessar os materiais virtuais e impressos terão prioridade na volta.
O retorno deve seguir as diretrizes
Nesse sentido, o plano do comitê de retorno apresenta diretrizes para a volta às aulas. Entre elas, além de normas sanitárias e pedagógicas, há diretrizes de:
- gestão de pessoas;
- transporte escolar;
- alimentação escolar;
- comunicação e informação;
- capacitação e treinamentos;
- finanças.
Ademais, além de definir medidas para o retorno presencial, o comitê estadual prevê um plano de reforço escolar para o ano que vem. O objetivo do reforço é de amenizar os efeitos negativos do cenário de pandemia da covid-19 no ensino do Estado.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação (SC).
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!