Humanismo e a transição literária

A era do homem no centro de tudo

O Humanismo foi um período de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo, durante o final da Idade Média. Durante essa era, alguns princípios do Renascimento foram antecipados e se aliaram a outros que foram mantidos da Idade Média.

Ele foi um movimento intelectual que se distanciou da influência da Igreja e dos pensamentos religiosos. Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas.

Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.

Principais características do Humanismo

  • Transição entre Idade Média e Renascimento;
  • Valorização do ser humano;
  • Surgimento da burguesia;
  • Destaque do homem no centro do universo;
  • As emoções humanas começaram a ser mais valorizadas pelos artistas;
  • Afastamento de dogmas;
  • Valorização de debates e opiniões divergentes;
  • Valorização do racionalismo e do método científico.

Humanismo na Arte

Seguindo o objetivo de valorizar a figura humana, os artistas da época passaram a utilizar modelos de verdade, com suas belezas e perfeições, para a realização de suas obras. As esculturas e pinturas apresentavam mais detalhes nas expressões faciais e nas proporções humanas.

Nas artes plásticas e na medicina, o Humanismo foi representado em obras e estudos sobre anatomia e funcionamento do corpo humano.

Principais artistas e obras do humanismo

Pintura

– Raphael Sanzio: Escola de Atenas, Madona Sistina e Transfiguração.

– Sandro Botticelli: O Nascimento de Vênus, A Adoração dos Magos e A Primavera.

Escultura

– Michelangelo: La Pieta, Moisés e Madonna de Bruges.

– Donatello: São Marcos, Profetas e Davi.

Humanismo e a Literatura

O Humanismo também corresponde a uma escola literária que teve preponderância nos séculos XIV e XV. Durante essa época, que também foi chamada de segunda época medieval, iniciou-se a produção de prosas (crônica e novelas de cavalaria), poesia estilo palaciana e teatro.

 

Principais escritores do Humanismo

Dante Alighieri (1265-1321)

– Principais obras: Divina Comédia e Vida Nova.

– Principais características de sua obra: a liberdade de consciência é uma de suas principais ideias, que é mostrada, principalmente, na Divina Comédia.

Francisco Petrarca (1304-1374)

– Principais obras: escreveu diversas epístolas e poemas. Destaque para a coleção de poemas Il Canzoniere.

– Principais características de sua obra: proclamou sua admiração pelos escritores da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Publicou poemas inspirados em seu amor por Laura de Noves.

Giovanni Bocaccio (1313-1375)

– Principais obras: Canção Bucólica e Decamerão.

– Principais características de sua obra: em grande parte de sua obra teceu críticas à sociedade de seu tempo.

Nicolau Maquiavel (1469-1527)

– Principal obra: O Príncipe.

– Principais características de sua obra: explicou e defendeu as características que um bom governante (monarca) deve possuir.

Thomas Morus (1478-1535)

– Principal obra: Utopia.

– Principais características de sua obra: defendeu a ideia de que não pode haver respeito ao bem comum, numa sociedade em que existe a propriedade privada.

Erasmo de Roterdã (1466-1536)

– Principal obra: Elogio da Loucura

– Principais características de sua obra: teve grande atuação na área da educação. Defendeu os ideais cristãos, fazendo uma crítica aos desvios (patrocinados pela Igreja Católica) dos verdadeiros valores religiosos do cristianismo.

 

Humanismo e Renascimento

Os contextos de ambos momentos históricos se confundem, até porque os pensamentos humanistas estabeleceram os fundamentos ideológicos que foram a base do movimento renascentista.

Durante o renascimento, o pensamento humanista também foi definido como uma forma de libertar o ser humano dos padrões rígidos do cristianismo. Por isso, foi uma época que serviu como uma luta contra a era medieval, o que resultou na criação de um comportamento científico livre das normas teológicas.

Algumas questões foram fundamentais para compor a cultura da época do renascimento. Os artistas da época valorizavam bastante a cultura greco-romana. Eles pensavam que gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, diferente dos homens medievais.

Humanismo e Classicismo

O humanismo é quase sempre relacionado ao classicismo, pois ambos foram movimentos que consideravam que a humanidade deveria permanecer no centro do entendimento humano durante o Renascimento.

O classicismo foi uma das formas de manifestação do pensamento humanista, que se tornou evidente no século XVI (um século após o surgimento do humanismo). Ele visava estabelecer o racionalismo e o antropocentrismo através do resgate dos valores clássicos greco-latinos.

Apesar de ter grande impacto na cultura e na filosofia, o respeito à Antiguidade Clássica trazido pelo classicismo teve maior visibilidade nas artes visuais, razão pela qual o movimento classicista é visto como predominantemente estético.

 

Humanismo Secular

Também conhecido como humanismo laico, o humanismo secular visava abordar a justiça social, a ração humana e a ética.

Em sua maioria, os humanistas seculares eram ateus ou agnósticos, renegando a doutrinação religiosa, as superstições e o conceito de sobrenatural. Para eles, estas áreas não eram vistas como base para a moralidade e para tomada de decisões.

 

Humanismo e Psicologia

Com origem na metade do século XX, a psicologia humanista surgiu exclusivamente para analisar o comportamento humano. É considerada como uma abordagem adicional, junto com a terapia comportamental e a psicanálise.

Tendo por base o humanismo, a fenomenologia, a autonomia funcional e o existencialismo, a psicologia humanista ensina que o ser humano possui no seu interior um potencial de autorrealização.

A psicologia humanista não tem como propósito fazer uma revisão ou adaptação de conceitos psicológicos já existentes, mas de ser uma nova contribuição na área da psicologia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.