Redação do Enem: Possíveis temas para a edição 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 está se aproximando. Desse modo, os estudantes estão na reta final da preparação para fazer realizar as provas. A prova de redação, inclusive, é uma das que mais costuma preocupar os inscritos, principalmente porque o tema é sempre uma surpresa.

Por isso, aqueles que estão focados em obter boas notas estudam a partir dos temas de mais destaque na atualidade. Pensando nisso, apresentamos abaixo cinco possíveis temas que podem “cair” na prova de redação. Confira!

1. Valorização do SUS

A crise sanitária da covid-19, que afetou a maioria dos países e afetou também o Brasil, deixou em evidência a importância dos sistemas de saúde. Nesse sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu maior destaque por sua atuação indispensável no combate à doença e pela necessidade de melhorias.

2. A importância do cuidado com a saúde mental

Outro assunto que tem aparecido de forma recorrente na mídia e é também uma das questões da contemporaneidade é a da saúde mental. Nesse sentido, um dos possíveis temas que podem aparecer na prova pode dialogar com questões como doenças como depressão, ansiedade, ou o adoecimento psicológico dos jovens, por exemplo.

3. As dificuldades do acolhimento de refugiados

Nos últimos anos, a dificuldade dos imigrantes e dos refugiados em conseguir melhores condições de vida tem se agravado. Há diversos relatos sobre o sofrimento de ambos os grupos na procura de um novo país. O aumento dos fluxos migratórios descontrolados por conta de conflitos e situações de risco deu origem à crise dos refugiados, um tema a ser discutido com urgência.

4. O envelhecimento da população brasileira e a garantia de direitos dos idosos

A população do Brasil de idosos tem crescido a cada ano. Além disso, a população idosa ganhou destaque no cenário de pandemia por ser do grupo de risco de morte pela covid-19. Nesse sentido, entrou em debate a necessidade de pensar nos direito dos idosos no Brasil, bem como de debater meios de garantir a qualidade de vida dessa parcela da população.

5. Problemas causados por desastres ambientais no país

Por fim, a última temática atual que apresentamos se relaciona com os desastres de Brumadinho (2019) e de Mariana (2015), que “pararam” o país. Tais acidentes colocam em debate a urgência de pensar nos efeitos dos desastres ambientais e no impacto deles sobre a população, desse modo, pode ser abordado na prova de redação.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Leia também Língua Portuguesa: 5 dicas para não errar mais no uso da Crase.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.