Pode cair no ENEM: Diferença entre isolamento vertical e horizontal

Com a pandemia de Covid-19 um intenso debate foi criado acerca de saber, qual a melhor maneira de promover o distanciamento social: isolamento vertical e horizontal?

A escolha entre um e outro esteve presente em muitas discussões nos meios de comunicação, nas redes sociais, assim como entre os governantes.

Por ser um tema atual espera-se que ele seja cobrado em vestibulares de todo país e no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Desse modo, vale muito a pena ficar ligado nesse assunto. Entenda melhor as diferenças.

Isolamento x distanciamento social

O isolamento nesta situação é empregado para referir-se a uma pessoa doente, que deverá ficar isolada do convívio com outras pessoas, a fim de evitar a disseminação da doença e o aumento do número de casos. 

A pessoa infectada pode ficar em isolamento domiciliar ou hospitalar, em outras palavras o procedimento deverá passar pelo crivo de um especialista, e tudo vai depender da gravidade da doença e da situação de saúde do paciente. 

Já o distanciamento social pauta-se por uma série de ações voltadas para que as pessoas evitem o contato com outras, desse modo, busca-se a não transmissão da doença. 

Em síntese, para garantir o distanciamento social, algumas medidas consideradas não essenciais sofrem suspensão. Por exemplo:

  • Fechamento das escolas
  • Antecipação de férias 
  • Atividades realizadas a distância 
  • Fechamento do comércio
  • Fechamento de igrejas, templos, entre outros locais religiosos
  • Entre outros 

Tomam-se tais medidas para que as pessoas só saiam de casa se realmente for necessário. Durante a pandemia de Covid-19 muitos países do mundo adotaram medidas severas de distanciamento social. 

No Brasil, muitos Estados adotaram a medida, com o intuito de não sobrecarregar o sistema de saúde, buscando a redução do número de pessoas contaminadas. 

Diferença entre isolamento vertical e horizontal 

Os dois modelos visam a diminuição do contágio de indivíduos por determinada doença. Todavia, vale entender como funcionam cada uma das duas. 

Isolamento vertical

Neste sistema, ficam em isolamento os grupos de risco de uma certa enfermidade, com o intuito de proteger as pessoas mais vulneráveis. 

Em suma, essas pessoas que pertencem ao grupo de risco devem permanecer em isolamento até o fim do aumento do número de casos, em contrapartida as pessoas que não apresentam tantos riscos de apresentar complicações em decorrência da doença, devem continuar a realizar suas atividades. 

Isolamento horizontal

No isolamento horizontal, medidas mais restritivas são tomadas, ou seja, toda a população se adequa a sentenças que visam a redução da circulação de pessoas. 

Essa medida pode apresentar-se com maior eficiência na contenção de certas doenças. Visto que os grupos não considerados de risco poderão transmitir o vírus mesmo assim. 

Na pandemia do novo coronavírus, alguns países, sugeriram medidas de isolamento vertical ao invés do horizontal. 

A sugestão tem o intuito de blindar-se de certos efeitos econômicos, relacionados à paralisação de diversas áreas e atividades, podendo impactar imensamente a economia do país. 

A pandemia continua em curso, e muitas pessoas divergem sobre qual a melhor medida para evitar o aumento de casos. Desta forma, vale ressaltar que todo mundo deve fazer a sua parte e tomar todos os cuidados contra a proliferação do vírus. 


Em razão da pandemia de coronavírus, essa questão pode surgir em vestibulares de todo o país.

Leia também – Além do coronavírus: Doenças que são prováveis de cair no ENEM 2020

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.