O sarampo é uma doença conhecida desde a Idade Média e estava muito próxima de ser erradicada. Porém, em 2019, as ocorrências de sarampo no mundo cresceram 300% em comparação com o ano de 2018. É por isso que se tornou um assunto muito provável de ser debatido em vestibulares, no ENEM e em demais avaliações.
Vale dizer que o sarampo é uma doença perigosíssima, sendo que no início da década de 1990 matava 2,5 milhões de crianças no mundo. É considerada a segunda causa de mortalidade infantil.
Porém, com o desenvolvimento de vacinas e medidas preventivas, os números caíram abruptamente. Tanto que em 2015 foram 134.200 mortes no mundo, uma diminuição representativa.
Sarampo no Brasil – Transmissão e Sintomas
O Brasil tinha o certificado de eliminação do Sarampo conquistado em 2016. Mas perdeu esse título devido a volta de circulação do vírus em território brasileiro. O Sarampo é uma doença causada pelo vírus Measles Morbillivirus.
Sua transmissão se dá através do contato com a pessoa doente quando ela tosse, fala, espirra ou respira próximo das pessoas. A contaminação é rápida e viral.
E os principais sintomas do Sarampo são:
- Manchas no corpo e no rosto
- Coceira
- Febre
- Tosse
- Irritação nos olhos
- Infecção no ouvido
Razões para a volta do sarampo
Por que a volta do Sarampo aconteceu em um mundo cada vez mais globalizado, onde a informação e as vacinas estão mais acessíveis a população.
Alguns fatores importantes podem estar associados a volta repentina dessa doença. Fatores como falha no sistema de saúde, e maior movimentação de migrações em viagens internacionais.
Como é uma doença de fácil e rápido contágio, se a pessoa não estiver realmente imunizada, o contágio é praticamente certo.
Além disso, com a popularização de movimentos anti-vacinas, muitos pais e mães estão abrindo mão de levar seus filhos para vacinar e isso corrobora para o aparecimento e alastramento da doença.
Outro fator importante é a Pandemia de Covid-19 e o medo de pais levarem os filhos para vacinar contra o Sarampo. É de extrema importância procurar uma unidade de saúde para que a criança e os jovens sejam imunizados para frear outras doenças além do Novo Coronavírus.
Leia também: Além do coronavírus: Doenças que são prováveis de cair no ENEM 2020