Turismo Espacial: um resumo sobre o tema
O termo “turismo espacial” se refere à oferta de serviços de voos para o espaço por determinadas empresas privadas. O tópico ganhou grande visibilidade devido à viagem de Jeff Bezos, fundador da Amazon, para o espaço, em julho de 2021.
Assim, é muito provável que questões de atualidades das mais variadas provas (com um destaque para o ENEM) abordem esse tema e outros tópicos ligados à ele.
Vamos conhecer, a seguir, um pouco mais sobre o turismo espacial.
Turismo Espacial: o que é?
O termo “turismo espacial” se refere ao ato de realizar viagens ao espaço com o único propósito de obter lazer/fazer turismo.
A atividade, que não é realizada com fins científicos, é destinada a pessoas extremamente ricas, uma vez que uma única viagem chega a custar milhões de dólares.
Turismo Espacial: contexto
O turismo espacial é uma atividade muito recente. O primeiro registro de atividade desse tipo foi realizado no ano de 2001, quando Dennis Tito foi para o espaço buscando somente lazer.
Porém, o turismo espacial ganhou grande atenção no ano de 2021. Isso porque, dois bilionários decidiram investir em empresas privadas para poder passar alguns minutos no espaço.
O primeiro deles foi Richard Branson, que realizou um voo denominado de “suborbital” por intermédio da empresa Virgin Galactic, especializada nesse tipo de serviço.
O segundo bilionário foi Jeff Bezos, fundador da Amazon, que decolou no dia 20 de julho de 2021.
Bezos fundou a sua própria empresa de turismo espacial, a Blue Origin. O bilionário partiu a bordo da cápsula New Shepard, ao lado de outras três pessoas.
Turismo Espacial: impactos
O turismo espacial gerou grandes debates entre especialistas e cientistas. Isso porque, muitos afirmam que esse tipo de atividade poderia impactar negativamente o planeta: o lançamento de foguetes com frequência ao espaço poderia agravar ainda mais a destruição da camada de ozônio e, consequentemente, do aquecimento global.
Assim, o clima do planeta Terra poderia ser o principal afetado pela expansão desse tipo de atividade.
Porém, outros especialistas afirmam que a atividade poderia ser também benéfica, uma vez que a tecnologia desenvolvida para aplicação no turismo espacial poderia ser aplicada em diversas outras áreas do conhecimento humano.