Atualidades: Entenda o que é a migração pendular
A migração pendular consiste no movimento realizado todos os dias de pessoas de ida e volta de um município para outro. Isso acontece sobretudo nas grandes cidades e regiões adjacentes. As principais causas desse deslocamento são o estudo e o trabalho.
A movimentação não é de fato uma migração, visto que as pessoas retornam para o seu local de moradia. Isso significa que se trata de uma mudança temporária e não definitiva.
Ela pode acontecer entre cidades, estados e até mesmo países nas regiões próximas às fronteiras onde os trabalhadores deslocam-se de um país para o outro.
Causas da migração pendular
Diversas causas estão ligadas a migração pendular, podemos citar, por exemplo:
- Urbanização: Processo de crescimento das cidades, contribuindo para a concentração de pessoas em regiões metropolitanas
- Segregação urbana: Caracterizado pela discriminação de algumas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, entre outros.
- Modernização dos transportes: Processo de modernização e ampliação do transporte entre a metrópole e a região metropolitana, possibilitando o deslocamento diário entre longos trajetos.
- Centros estudantis e universitários: A oferta de estudos concentra-se em maior parte nas grandes cidades, obrigando os estudantes de outras cidades a realizar o movimento pendular.
- Atividade empresarial em grandes centros: A concentração de atividades empresariais de grandes comércios e indústrias, faz com que diversas pessoas desloquem-se de cidades próximas em busca de trabalho.
- Custo de vida elevado nos centros urbanos: Devido ao preço alto dos aluguéis e outros fatores, muitas pessoas decidem morar em cidades próximas com menor custo de vida.
Consequências do movimento pendular
O movimento pendular, a saber, é responsável por desencadear algumas consequências. Por exemplo:
- Uma das maiores consequências do movimento pendular é o trânsito nas vias de acesso às grandes cidades.
- Contribuição direta para a poluição do ar nas grandes cidades, assim como regiões metropolitanas devido a grande circulação de automóveis.
- O tempo de deslocamentos entre as cidades acabam demorando horas devido os engarrafamentos. Essas horas perdidas dentro do transportes, afeta diretamente a qualidade de vida do trabalhador e do estudante. Afinal, ele perde tempo hábil que poderia estar realizando outras atividades.
E então, gostou de conhecer mais sobre a migração pendular? Esse assunto geralmente cai em questões de Enem, vestibular e até mesmo de concursos. Vem normalmente em forma de gráficos e perguntas bem atuais. Portanto, não deixe de estudá-lo.