A Energia Eólica consiste em uma fonte de energia limpa. Acontece por meio de um processo onde o vento se transforma em energia cinética e posteriormente em eletricidade.
A saber, o vento já foi utilizado como gerador de energia na antiguidade. Através dela algumas atividades eram desenvolvidas, como a moagem de grãos, movimentação de barcos, entre outros.
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera a energia eólica como uma fonte limpa, como eles denominam MDL – Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Por conta disso, é considerada como prioridade para investimentos no incentivo à economia verde.
Fontes de energia limpa podem aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!
A energia eólica é uma das opções as alternativas não-renováveis que vem ganhando espaço em todo o planeta. Alguns modelos que fornecem energia vem recebendo muitas críticas, sobretudo pelo impacto ambiental negativo que eles proporcionam.
Podemos citar por exemplo as termelétricas que através da queima de madeira, óleo e carvão vegetal contribuem diretamente para o efeito estufa.
Aqui no Brasil, as hidrelétricas são fontes mais utilizadas, contudo, elas promovem o alagamento de grandes áreas, assim como, mudam o curso dos rios.
Por fim, temos as usinas nucleares que embora não impacte o meio ambiente, sempre corre-se o risco de contaminação por conta da radiação.
A instalação do aerogerador pode ocorrer em locais onde há predominância de vento. A saber, essas grandes peças possuem formato de moinhos ou cata-ventos.
O funcionamento se dá pela transformação da energia cinética, em energia mecânica ou elétrica. Ademais, obtém-se o vento através de correntes de conversão na atmosfera, impulsionados pela energia térmica.
O movimento que gera a energia cinética se transformará em energia elétrica por conta da movimentação das turbinas. Pode-se destacar duas limitações: Sem vento não há energia, assim como, ventos em excesso podem danificar todo o processo.
Em território brasileiro, o início da utilização da energia eólica aconteceu no ano de 1992 com a instalação do primeiro gerador em Fernando de Noronha, Pernambuco.
O Brasil é o líder sul-americano nesse tipo de energia, e pode abastecer até 13 milhões de pessoas. Sua fatia na produção de energia nacional consiste em 3,5%. Por isso a meta do governo é chegar a 11% até 2023.
De acordo com o levantamento feito pelo Ministério de Minas de Energia, uma turbina pode abastecer até 300 casas.
A energia eólica apresenta vantagens e desvantagens, vamos vê-las: