A movimentação conhecida como expansão e retração é uma ferramenta do sistema econômico compreendida como ciclo do capitalismo.
Esse fluxo na economia capitalista é alavancado por possibilidades de expansão – crescimento econômico e retração – contração econômica.
O ciclo do capitalismo demonstra como alguns países tem um bom desempenho e de uma hora para outra começa a desacelerar a economia e passa a enfrentar crises.
Dessa forma, especialistas entende que o ciclo do capitalismo é composto por algumas fases, são elas:
- Boom
- Recessão
- Depressão
- Recuperação
Todas essas fases ocorrem em um sistema capitalista, por isso, compreende-se como ciclo pois ocorrem alternadamente em cada nação.
Ciclo do capitalismo – Fases
Como falamos acima o ciclo do capitalismo possui quatro fases, são elas:
Boom – Fase na qual a economia está em expansão, melhoria nos salários, assim como da qualidade de vida da população. O poder de compra aumenta, tal qual as oportunidades de emprego.
Recessão – Na contramão do boom, a recessão fica marcada pelo aumento dos índices de desemprego, poder de compra reduzido, inflação, deixando a economia em crise.
Depressão – Período mais duro da crise econômica, consiste em um planejamento econômico rígido, contemplado pelo corte de gastos. Nessa etapa os mais pobres são os mais atingidos por essa situação.
Recuperação – Na recuperação diversas medidas são tomadas para alavancar a economia do país. Ao longo do período os reflexos das decisões são evidentes. Por conta disso, o país começa a melhorar economicamente.
É esperado no sistema capitalista períodos de crise, assim como de desempenho satisfatório. Em síntese, quando uma crise atinge uma nação capitalista protagonista, espera-se que atinja também os outros países.
Crises cíclicas
Em algumas situações o sistema capitalista impõe uma certa instabilidade econômica. Visto que um movimento inesperado pode impactar negativamente o mercado financeiro em escala mundial.
Desse modo, países emergentes são duramente atingidos devido às crises das nações desenvolvidas, como se fosse uma espécie de efeito cascata.
Essas movimentações demonstram como a economia do mundo é alternada e conjunta, devido às relações comerciais estabelecidas entre as nações.
Em decorrência disso, um cenário de fragilidade econômica pode alterar cenários como o de importação, preço de commodities, exportação, entre outros.
Por fim, entende-se como ciclo do capitalismo um processo presente dentro sistema devido a instabilidade econômica que alterna entre momentos de bom desempenho e períodos de estagnação e queda.